Ícone do site Ecos da Noticia

Rio Branco recebe 12 mil testes rápidos de Covid-19 e segue com serviço em duas unidades de referência

Foto: Arquivo/Ministério da Saúde

Rio Branco recebeu 12 mil testes rápidos de Covid-19 nessa quinta-feira (3) e segue com o serviço de testagem somente nas duas unidades de referência para atendimento de casos da doença.


A testagem é feita somente em pessoas que apresentam sintomas da Covid-19 nas Uraps Maria Barroso, na Baixada da Sobral, e Cláudia Vitorino, na entrada do bairro Taquari. As unidades de saúde ficam abertas das 7h às 20h. Em casos positivos, a pessoa passa por atendimento médico e recebe medicação.


Segundo a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Socorro Martins, a quantidade não foi suficiente para distribuir os testes para todas as unidades. Mas, já dá para aumentar o número de testagens por dia, que até essa quinta estava sendo só 300 nas duas Uraps.


“Antes de ficarmos com estoque reduzido, estávamos fazendo uma média de 4 mil testes por dia, quando estavam disponíveis em todas as unidades básicas. Ou seja, se fôssemos distribuir para todas, esse número de testes que chegou só ia dar para três dias. Além disso, quando uma unidade tem testagem, nós precisamos tirar alguns serviços para evitar aglomerações. Então, foi decidido deixar somente nas unidades de referência mesmo enquanto não chega mais testes. Ainda vamos discutir sobre a quantidade que vai ser feita por dia”, disse Socorro.


Testes recebidos

Os testes recebidos pela capital são do lote enviado pelo Ministério da Saúde nessa quinta (3) em continuidade ao programa “Diagnosticar para Cuidar”. Ao todo, o Acre recebeu mais de 60,6 mil unidades, que foram distribuídas aos municípios.


A divisão do quantitativo de testes para cada cidade acreana foi pactuada na Comissão Intergestores Bipartite do estado (CIB-AC). A resolução com a divisão dos testes por cidade foi publicada na edição desta quinta-feira (3) do Diário Oficial do Estado.


A capital Rio Branco é a que vai receber o maior número de testes, com um total de 12 mil. A quantidade distribuída para cada cidade leva em consideração o número populacional.


No último dia 28 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco anunciou que os testes rápidos para detectar a Covid-19 acabaram nas unidades de saúde da capital.


No dia seguinte, a testagem voltou a ser feita, mas somente nas Uraps Maria Barroso e Cláudia Vitorino, que são referência no atendimento de casos de Covid-19 e atendem até às 20h. A retomada foi possível após a Sesacre repassar 3 mil testes para a saúde municipal.


Terceira onda

Em janeiro deste ano, o Acre bateu recorde de casos positivos para a doença. O estado registrou um total de 12.876 pessoas infectadas pela doença, o mês com maior número de casos desde o início da pandemia. Esse total é quase que 90% maior do que o número registrado em janeiro de 2021, que foi 6.847. A explicação para o aumento é a chegada da variante Ômicron no estado.


Em meio à terceira onda da Covid-19, o governador Gladson Cameli proibiu eventos para mais de 300 pessoas em todo o Acre. O decreto com a nova medida foi publicado nesta quarta-feira (2) no Diário Oficial do Estado (DOE) e tem validade até 31 de março deste ano.


Se o número de casos positivos de Covid-19 em janeiro deste ano assusta, o número total de vítimas fatais reduziu em relação a janeiro do ano passado. Nos primeiros 31 dias de 2022, o Acre teve 20 mortes pela doença. Já em janeiro 2021, 72 pessoas perderam a vida para a Covid. A redução é de mais de 72% entre os períodos avaliados.


Em três dias, o mês de fevereiro registrou 2.754 novos casos, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre). Há ainda 845 exames de RT-PCR à espera de análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Em todo o estado há 90 pessoas internadas, das quais 86 com teste positivo, conforme o boletim.


Fonte: G1 AC


Sair da versão mobile