Exclusivas

REDUÇÃO: Dados sobre casos de Covid- 19 mostram eficácia da vacina na redução de internações

Publicado por

Dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) apontam que, apesar do número de casos confirmados ser bem maior nesta terceira onda de Covid-19, a quantidade de internados é significativamente menor.


No primeira onda, registrada entre os dias 14 a 21 de julho de 2020, o número de casos confirmados eram praticamente o mesmo de internações, como pode ser visto no gráfico abaixo:


Fonte: Sesacre

Já na segunda onda, registrada entre os dias 17 a 24 de março de 2021, o número de internações variaram entre 439 a 470 internados. Na mesma época, o número de casos confirmados variavam entre 171 a 644.


Fonte: Sesacre

Com a campanha de vacinação contra a Covid-19, iniciada no Acre em janeiro de 2021, onde 493.402 pessoas já foram imunizadas, atualmente, o gráfico mostra que nesta terceira onda, apesar do número de casos confirmados serem maior, as internações tiveram uma redução considerável.


Fonte: Sesacre

Em 3 de fevereiro deste ano, o estado confirmou 2148 casos, no mesmo dia o número de internações era 90, uma porcentagem mais de 500% menor quando comparado a segunda onda, que marcou 470 casos de internações no seu pico mais alto, em 17 de março de 2021.


Outro gráfico aponta também que o número de óbitos por Covid-19 teve uma redução durante as três ondas da pandemia no Estado. Veja o gráfico:


Fonte: Sesacre

De acordo com a Secretária de Saúde, Paula Mariano, o que se pode observar no cenário estadual em relação as internações pela Covid-19 é que, apesar do grande quantitativo do número de casos positivos, o número de internação é menor em relação ao início da pandemia, em 2020, e no ano passado.


A gente tem visto a maior internação, esse ano, aos pacientes não vacinados. Infelizmente, estamos vendo que quem não completou o ciclo vacinal são os que estão internando, aqueles que têm comorbidade, que já era para ter tomado a terceira dose e não tomaram. Esses são os que a gente vem internando tanto na enfermaria quanto na UTI. E a ocupação da UTI, posso garantir, que é em torno de 100% por quem não está com esquema vacinal completo, ou seja, quem não tomou a terceira”, afirma a secretária.


Ainda segundo ela, alguns dos pacientes internados não tem nenhuma dose, alguns duas doses, que já deveriam ter tomado a terceira. Contudo, Paula reforça que o quantitativo de internação é menor em todo estado, em relação ao que passamos anteriormente.


Compartilhar
Publicado por