Pesquisadores encontram vírus parecidos com o da Covid-19 em morcegos

Vírus parecidos com o causador da Covid-19 foram encontrados em morcegos em um santuário de animais selvagens na Tailândia, no continente asiático. Segundo o estudo divulgado nesta quarta-feira (9) no periódico científico Nature Communications, os cientistas mostram que, apesar da área analisada e o tamanho da amostra ainda serem limitados, foi identificado alto grau de relação genética entre os vírus encontrados nos morcegos com o Sars-CoV-2, responsável pelos inúmeros casos da doença em todo o mundo.


A pesquisa aponta que aproximadamente 300 morcegos-ferradura foram localizados em uma caverna artificial de um cano de água de irrigação. Desses, os pesquisadores capturaram 100 para fazer a análise no organismo dos animais. O vírus encontrado nos morcegos, chamado RacCS203, tem um código genético muito parecido ao do SARS-CoV-2.



Origem


De acordo com a reportagem da BBC, o mesmo Sars-CoV-2 está ligado ao outro tipo de coronavírus, chamado de RmYN02. Ele já foi encontrado em morcegos em Yunnan, na China, e tem 93,6% de semelhanças no genoma em comparação ao causador da covid-19. Para os cientistas, essa é uma das evidências que apontam que tipos parecidos de coronavírus estão em circulação no Sudeste Asiático.


Ainda segundo a reportagem, pesquisadores do continente asiático e outros da América do Norte também analisaram anticorpos em morcegos e em outros animais na Tailândia. Eles afirmam que os anticorpos desses animais conseguem neutralizar o vírus responsável pela pandemia que começou em 2020.


Com informações do BHAZ


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias