Ícone do site Ecos da Noticia

MAUS TRATOS: animais apreendidos em operação “ Fake Bois ” estão morrendo de fome

A advogada e presidente da Comissão de Defesa e Proteção aos Animais da OAB/AC, Vanessa Facundes, usou suas redes sociais para denunciar a situação de maus tratos que estão sofrendo os animais apreendidos na Operação “ Fake Bois ” e que se encontram em uma área de terra arrendada, no km 17 de Boca do Acre (AM).


Na denúncia, a advogada relata que os gados foram apreendidos pelo poder público, através do IDAF (Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal), e que estariam passando fome há vários dias, onde, inclusive, muitos já haviam até morreram. Nas imagens postadas é possível ver as carcaças dos animais.



Vanessa, que também é presidente da ONG Patinha Carente, diz que vai protocolar uma ação junto com as colegas da comissão para defender esses animais. 


Nossa equipe entrou em contato com o presidente do Idaf, Francisco Thum, que nos informou que o IDAF-ACRE não apreendeu e nem tampouco estão sob sua responsabilidade esses animais.


Ressaltou ainda que o órgão foi solicitado a acompanhar uma diligência policial de busca e apreensão de semoventes, cumprindo determinação judicial, dentro da “Operação Fake Bois”.


“Fazemos a parte de vigilância sanitária animal e vegetal, e também atua no tocante a saúde pública. Esses animais estão sob responsabilidade de um ‘fiel depositário” que foi nomeado pela justiça e não se encontram sob custódia e/ou guarda do IDAF-ACRE”, disse o presidente.


Diante das afirmações feitas por Francisco Thum, a advogada disse ter contatado o Ministério Público para averiguar a situação dos animais.



Sair da versão mobile