A Defesa Civil, em parceria com a Zeladoria de Rio Branco realizou, na manhã desta terça-feira, 8, a retirada de mais uma família que reside na Travessa Jucá, também conhecida como “Rabo da Besta”, no bairro Quinze, divisa com o bairro Cidade Nova.
Esta é a sexta família retirada do local que foi afetado com deslizamento e movimentação de terra em grande erosão. Há 19 dias, cinco famílias receberam a visita da Secretaria de Assistência Social e foram incluídas no aluguel social.
O aluguel social disponibilizado tem duração de três meses e o valor disponibilizado pode ser de R$ 350,00 a R$ 500, isso depende da quantidade de pessoas que residem na casa.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, possivelmente, será necessário a remoção de mais pessoas, pois a erosão avançou ainda mais com as últimas chuvas e com o aumento do nível do rio.
“Juntou tanto a água do rio como a água da chuva e fez com que a erosão aumentasse levando um risco maior paras as famílias e para a segurança delas, o melhor é a remoção daquela localidade”.
Falcão destaca, também, que já estão reunidos com a secretaria de agricultura do município para fazer, juntamente com os ribeirinhos, algumas limpezas dentro dos rios que dão acesso de navegação, justamente para poder agilizar essa parte logística deles. O apoio é deles (Secretaria) com material e a orientação de segurança da Defesa Civil.
Vídeo: