cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Deputado  visita obra de UTIs do Pronto Socorro de Rio Branco e verifica problemas em obra que ainda nem foi inaugurada

Foto: Cedida

O deputado estadual Jenilson Leite (PSB) vistou nesta quarta-feira (2) a reforma da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde foi recebido pelas médicas Íris Ferraz e Marcia Odília, e conversou sobre as obras que estão em andamento.


Animada com a reforma, a equipe de UTI tem apenas uma reclamação: o piso colocado na parte superior. Apesar de soar como simples, os pisos hospitalares são um fator de extrema importância para o bom funcionamento de qualquer hospital. Quando corretamente aplicados, os pisos garantem segurança, conforto e agilidade para os pacientes e profissionais da área da saúde. Ainda mais em se tratando de UTI, onde se lida com a locomoção de pacientes com a saúde extremamente debilitada.


No local, a obra ainda nem foi inaugurada e já apresenta problemas como estufamento em alguns pontos, o que tende a piorar, levando em conta o peso das macas e de equipamentos como raio-X. Segundo recomendações da Anvisa, qualquer ambiente com alto risco de contaminação e infecção, como UTIs, salas de cirurgias e similares, são consideradas áreas críticas e devem ter pisos, paredes e até teto com o menor número possível de ranhuras ou frestas, mesmo após grande uso e limpeza frequente.


“Esse tipo de carpete aqui parece com o lá de baixo [outro setor] e com peso de equipamentos vai formando buracos. Além da resistência à limpeza, imagina ter que lavar com produtos abrasivos devido a grande quantidade de sangue e secreções normais do local?”, disse a médica.


O deputado Jenilson, que como infectologista já atuou na UTI do Pronto Socorro, observou o material que está sendo utilizado e concorda com a colega médica. “Já temos experiências com o mesmo piso em locais diferentes aqui do hospital e sabemos que não são resistentes, não vão aguentar muito tempo e depois que começar a se danificar, já vai haver pacientes internados aqui e como fará uma reforma? Não faz, vai ficar com problemas por anos”, pontuou.


O parlamentar se comprometeu a conversar com a secretária de Saúde, Paula Mariano, para tentar que emendas suas, que foram alocadas para a saúde, sejam direcionadas para a obra. “Vamos conversar com a Drª Paula e verificar possibilidade de direcionar emendas que alocamos para a Saúde, não foram utilizadas e estão lá paradas”. Ao fim da visita, Jenilson conversou com a nova gestora da unidade hospitalar, Maria Auxiliadora Vitorino onde falou de suas preocupações e colocou seu mandato a disposição para ajudar no quer preciso para melhorar o atendimento à população acreana.


A Drª Iris agradeceu ao deputado pelo comprometimento em tentar solucionar a situação que pode significar um grande problema no futuro.


Fonte: ASSESSORIA


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias