Dos quinze defensores públicos nomeados nesta sexta-feira,11, pelo governador Gladson Cameli, três irão prestar assistência jurídica gratuita em Cruzeiro do Sul e a posse deverá ser no final de março. A partir da publicação das nomeações no diário oficial, o que deverá acontecer na segunda-feira,14, há o prazo de 30 dias para a posse e depois haverá o curso de formação, com cerca de duas semanas. A remuneração inicial será de R$ 20 mil.
A defensoria Pública Geral do Estado do Acre , Simone Santiado, lembra que desde 2012 não havia contratações de novos defensores e agradeceu ao governador por garantir agora a presença dos profissionais nos municípios do interior do Estado. “Agradeço muito ao governador porque vamos atender no interior a população mais vulnerável que tanto necessita do atendimento presencial de um defensor. Em Cruzeiro do Sul já temos uma defensora lotada e nós vamos colocar mais 3”.
Mas a defensora lotada em Cruzeiro do Sul, citada por Simone Santiago, Claudia Aguirre está na Europa desde setembro do ano passado, onde faz mestrado na Itália. Segundo a Defensoria, Aguirre tem direito a férias e licenças.