Neste domingo (27), as águas Rio Juruá que atingiu o município de Cruzeiro do Sul (AC), teve uma vazão de 4100 m³/s, os dados são da Defesa Civil do município. Segundo o relatório das últimas 24 horas, o rio Juruá chegou a marca de 13 metros e 81centimentros.
Cruzeiro do Sul já conta com cerca de 7 mil famílias e 11 bairros já foram atingidos pela cheia do rio. A Defesa Civil informou que 29 familias estão desabrigadas, 150 desalojadas, 181 pessoas desabrigadas desalojadas e em aluguel social, ao todo a cidade já conta com 28 mil pessoas afetas pela cheia.
As escolas da rede pública municipal já começaram a receber as famílias desalojadas pela prefeitura. 06 famílias foram encaminhadas para a Escola Municipal Padre Marcelino Champagnat, 07 para a Escola Thaumaturgo de Azevedo, 07 para a Escola Municipal Maria da Conceição e 08 para a Escola Municipal Corazita Negreiros.
No Acre, pelo menos cinco cidades foram atingidas pela cheia dos rios desde a última segunda (21). Entre elas a capital, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá, Jordão e Cruzeiro do Sul.
O Rio Acre na capital continua apresentando sinais de vazante, mas segue acima da cota de alerta, 13,50 metros. No início da noite desta terça, a Defesa Civil Municipal informou que o manancial está com 13,66 metros.
No Jordão, que teve cerca de 60% da cidade inundada após o rio marcar 8,75 metros, as águas vazaram quase 3 metros nas últimas horas e, nesta segunda, às 6h, marcou 4,72 metros. A cota de alerta é 7 metros e a de transbordo é 7,50 metros.
Fonte: Jurua em Tempo