As equipes da Saúde de Rio Branco atendem a população nas Uraps, unidade de saúde da família, em uma escola infantil e até no prédio da Vigilância Epidemiológica Municipal com doses da vacina contra a Covid-19. Quem ainda não tomou nenhuma das doses dos imunizantes ou precisa tomar a segunda dose ou a dose de reforço pode buscar um dos pontos. (Veja locais abaixo).
O atendimento é feito das 8h às 16h.
A 1ª e 2ª dose são disponibilizadas para pessoas acima dos 12 anos. Já a dose de reforço é aplicada em adultos acima dos 18 anos que tenham completado 4 meses desde a última dose e pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidos).
Quem tomou a primeira dose da Janssen há 2 meses ou mais deve comparece à Urap Vila Ivonete e tomar a dose de reforço. É necessário apresentar a carteirinha de vacinação comprovando que tomou a 1ª dose da Janssen há mais de 60 dias.
A 1ª dose em crianças de 5 a 11 anos anos é aplicada exclusivamente em seis unidades de saúde da família (USF) e na Escola Infantil Bem-Te-Vi, no Conjunto Esperança, ao lado da USF Gentil Perdomo. O atendimento ocorre das 8h às 11h e das 14h às 16h.
A imunização em crianças começou na segunda (17) em todo o Acre. Na quinta (20), a Secretaria Municipal de Saúde retirou a exigência de apresentação do termo de autorização para vacinação das crianças de 5 a 11 anos. E, a partir de segunda (24) liberou a vacinação para todas de 5 a 11 anos.
As crianças e adolescentes precisam estar acompanhadas do pai ou da mãe ou de outro responsável legal na hora da imunização.
Mutirão da Sesacre
Além das unidades de saúde do município, a partir desta segunda, a população conta também com mais um mutirão da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) em frente ao Palácio Rio Branco, para tomar a vacina.
A ação começou na última segunda (24) e termina nesta sexta (28), com atendimentodas 16 às 20h. São aplicadas 1ª, 2ª e dose de reforço contra a Covid-19.
Mutirão de vacinação contra Covid-19 em Rio Branco termina nesta sexta-feira (28) — Foto: Odair Leal/Secom
Mais de 2,1 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 em três dias de mutirão em frente ao Palácio Rio Branco.
Conforme o levantamento feito pelo Programa Nacional de Imunização do Estado (PNI) no Acre, foram aplicadas:
- 585 doses – no 1° dia
- 804 doses – no 2° dia
- 716 doses – no 3° dia
O número de pessoas imunizadas já é o dobro do esperado pela Sesacre. Isso porque, a expectativa inicial era imunizar ao menos mil pessoas durante os cinco dias de mutirão.
Pontos de vacinação:
Crianças a partir de 5 a 11 anos
- USF Manoel Alves Bezerra – Conjunto habitacional Cidade do Povo;
- USF Maria Verônica – Preventório;
- USF Dr. Mário Maia – bairro Cidade Nova;
- USF Maria Áurea Vilela Santos – bairro Cadeia Velha;
- USF Vitória – bairro Vitória
- USF Raimundo Moreira – Trav. Jacó, bairro João Eduardo II
- Escola Infantil Bem-Te-Vi – ao lado da USF Gentil Perdomo
Reforço para pessoas que tomaram a 1ª dose da Janssen há 2 meses ou mais
- Urap Vila Ivonete
12 anos ou mais 1ª e 2ª dose Pfizer (+21 dias) – dose de reforço (+ 4 meses)
- Urap Eduardo Assmar
- Urap Vila Ivonete
- Urap Rozangela Pimentel
- Urap São Francisco
- Urap Hidalgo de Lima
- Urap Ary Rodrigues
- Urap Bacurau
- Policlínica Barral Y Barral
Somente 2ª dose AstraZeneca com 60 dias ou +
- Urap São Francisco
- Urap Bacurau
- Urap Vila Ivonete
- Policlínica Barral y Barral
Segunda dose Coronavac
Vigilância Epidemiologica – por agendamento pelo número 3227-3165. Prédio ao lado do Palácio do Comércio (Avenida Ceará).
Vacinação no Acre
De acordo com informações do painel de vacinação do governo do Acre, atualizado nessa quarta-feira (26), foram aplicadas em todo estado 1.102.601 doses de vacina desde o início da vacinação, em janeiro do ano passado.
Ao todo, 449.586 pessoas tomaram a segunda dose e 12.197 a dose única e, assim, estão totalmente imunizadas. Ainda segundo os dados do painel do governo do estado, 577.743 pessoas acima de 12 anos de idade tomaram ao menos a primeira dose da vacina no Acre.
Já com relação à dose de reforço, que é destinada às pessoas com idade acima de 18 anos, os dados apontam que 54.864 receberam a vacina.
Apesar da atualização, os dados ainda não batem com os divulgados pelo Ministério da Saúde no ‘Vacinômetro SUS’. Segundo o PNI no Acre o número de doses aplicadas que consta no portal estadual sempre vai ter um atraso, uma vez que o Ministério da Saúde recebe a informação atualizada pelos municípios primeiro.