Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Testagem rápida para detectar casos de Covid-19 deve atender mais de mil pessoas na OCA de Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

População será convidada a fazer exame para Covid-19 dentro da OCA entre quarta (5) e sexta (7), na capital acreana. Resultado sai em 15 minutos e haverá um médico no local para orientações.
População será convidada a fazer exame para Covid-19 dentro da OCA entre quarta (5) e sexta (7).
Equipes de saúde do Acre e de Rio Branco iniciam, na quarta-feira (5), uma ação de testagem rápida para detectar novos casos de Covid-19 na capital acreana. O atendimento será feito dentro da Central de Serviços Públicos (OCA) e deve atender mais de mil pessoas entre quarta e sexta (7) das 8h ao meio-dia.
A testagem faz parte do Programa Diagnosticar para Cuidar do Ministério da Saúde e conta com equipes da Secretaria de Saúde Estadual (Sesacre) e Municipal (Semsa). A ideia é não apenas identificar casos positivos assintomáticos, mas também elaborar um perfil epidemiológico do paciente e saber com quem a pessoa teve contato.
Isso ajudará o monitoramento dos casos pelo município. O morador irá fazer um teste rápido de antígeno, que detecta a proteína do novo coronavírus. O resultado sai em 15 minutos.
Ao entrar na OCA, a pessoa será convidada a fazer o teste por meio da coleta de uma amostra pelo swab nasal ou nasofaríngeo. O exame vai detectar ou não a presença da proteína do novo coronavírus e, em casos positivos, a pessoa poderá se consultar com um médico no local mesmo.
A população não será obrigada a fazer o exame, mas, caso aceite, assinará um termo de aceitação. Segundo a Saúde Estadual, o teste de antígeno é mais prático e não necessita de um laboratório para ser processado. Ele tem uma tecnologia avançada, que passou por aprimoramentos ao longo da pandemia.
A Sesacre informou também que foram disponibilizados para a ação até 4 mil testes.
Casos de Covid e vacinação no Acre
O boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) desta segunda-feira (3) registrou nove casos de Covid-19 e nenhuma morte pela doença.
O número de exames que estão à espera de análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux reduziu de 75 para seis. Por conta do surto de gripe no estado, houve aumento de procura de exames também em farmácias.
Os óbitos pela doença permanecem em 1.851 e o número de infectados saiu de 88.386 para 88.395. Ao todo, 86.374 pessoas já receberam alta médica desde o inicio da pandemia.
Em todo o estado há nove pessoas internadas, sendo seis com teste positivo. A taxa de ocupação da UTI nas unidades de saúde é de 20%. Dos 20 leitos existentes, quatro estão ocupados. São 10 leitos de UTI em Rio Branco e 10 em Cruzeiro do Sul.
O Acre está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril, com uma taxa de incidência de 9.881,4 casos para cada 100 mil habitantes. A taxa de mortalidade em cada 100 mil habitantes é de 206,9 já a de letalidade – quantidade de mortos dentro dos números confirmados da doença – é de 2,1%.
De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre já recebeu 1.015.363 doses de vacinas e foram aplicadas 1.021.379 doses na população até o dia 9 de dezembro, data da última atualização. Das doses, 566.240 pessoas tomaram a primeira dose, 420.673 a segunda, 12.193 a dose única e 18.411 a de reforço.
Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias