Ícone do site Ecos da Noticia

Saúde de Rio Branco suspende vacinação contra Covid para crianças neste sábado (29)

A imunização contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos está suspensa em Rio Branco neste sábado (29). As equipes de saúde atendem apenas adolescentes e adultos em quatro pontos de vacinação das 8h às 16. (Veja locais abaixo).


A vacinação para o público infantil retorna na segunda-feira (31) nas unidades de saúde da família, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).


A 1ª e 2ª dose são disponibilizadas para pessoas acima dos 12 anos. Já a dose de reforço é aplicada em adultos acima dos 18 anos que tenham completado 4 meses desde a última dose e pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidos).


Quem tomou a primeira dose da Janssen há 2 meses ou mais deve comparece à Urap Vila Ivonete e tomar a dose de reforço. É necessário apresentar a carteirinha de vacinação comprovando que tomou a 1ª dose da Janssen há mais de 60 dias.


A imunização em crianças começou na segunda (17) em todo o Acre. Na quinta (20), a Secretaria Municipal de Saúde retirou a exigência de apresentação do termo de autorização para vacinação das crianças de 5 a 11 anos. E, a partir de segunda (24) liberou a vacinação para todas de 5 a 11 anos.


As crianças e adolescentes precisam estar acompanhadas do pai ou da mãe ou de outro responsável legal na hora da imunização.


Apenas 6% das crianças vacinadas em Rio Branco

Dez dias após o início da vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos, a procura tem sido muito baixa na capital acreana. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, somente 3.028 crianças foram imunizadas até essa quinta-feira (17).


O número representa somente 6% do público-alvo, que chega a cerca de 49 mil crianças em Rio Branco.


A vacinação pediátrica iniciou no Acre no dia 17 de janeiro com doses da Pfizer pediátrica. Em todo o Acre, a meta é imunizar 120 mil crianças de 5 a 11 anos.


A vacinação começou de forma regressiva, primeiro pelas crianças de 11 anos, depois de 10, mas, com a baixa procura pelo imunizante, a Semsa decidiu liberar desde segunda (24) as doses da vacina para todas as crianças de 5 a 11 anos. A ideia era incentivar os pais ou responsáveis a levarem seus filhos para vacinação.


A coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Socorro Martins, chegou a informar que as fake news sobre vacinação infantil têm prejudicado o processo de imunização. “Muitos pais estão resistindo de levar seus filhos para vacinar. Mas, pedimos a colaboração de todos nesse momento.”


Pontos de vacinação:

Reforço para pessoas que tomaram a 1ª dose da Janssen há 2 meses ou mais


  • Urap Vila Ivonete

12 anos ou mais 1ª e 2ª dose Pfizer (+21 dias) – dose de reforço (+ 4 meses)


  • Urap Eduardo Assmar
  • Urap Vila Ivonete
  • Urap São Francisco
  • Urap Hidalgo de Lima

Somente 2ª dose AstraZeneca com 60 dias ou +


  • Urap Eduardo Assmar
  • Urap São Francisco
  • Urap Vila Ivonete
  • Urap Hidalgo de Lima

Vacinação no Acre

De acordo com informações do painel de vacinação do governo do Acre, atualizado nessa quarta-feira (26), foram aplicadas em todo estado 1.102.601 doses de vacina desde o início da vacinação, em janeiro do ano passado.


Ao todo, 577.743 pessoas acima de 12 anos de idade tomaram ao menos a primeira dose da vacina no Acre. Já 449.586 pessoas tomaram a segunda dose e 12.197 a dose única e, assim, estão totalmente imunizadas. Ainda segundo os dados do painel do governo do estado.


Já com relação à dose de reforço, que é destinada às pessoas com idade acima de 18 anos, os dados apontam que 54.864 receberam a vacina.


Apesar da atualização, os dados ainda não batem com os divulgados pelo Ministério da Saúde no ‘Vacinômetro SUS’. Segundo o PNI no Acre o número de doses aplicadas que consta no portal estadual sempre vai ter um atraso, uma vez que o Ministério da Saúde recebe a informação atualizada pelos municípios primeiro.


Sair da versão mobile