Os profissionais de saúde do hospital Santa Juliana, em Rio Branco (AC) realizam terapia musical para os pacientes que se encontraram internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
A ação é feita, pelo menos, uma vez na semana e envolve toda a equipe como médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, odontólogos e fonoaudiólogos.
Para a técnica de enfermagem Idala Pessanha Viana, o que ela faz, é enfermagem por amor ao próximo e às vidas e tem na profissão uma missão dada por Deus.
“Nesse lugar (UTI) fazemos um pouco de tudo, medicamos, alimentamos, damos banho, mas antes de qualquer coisa levamos amor e empatia. Peço a Deus que se um dia eu começar a fazer tudo somente no automático que ele me tire o dom de exercer essa profissão. O sorriso de cada paciente (que não podemos mostrar por respeito a seus direitos) ao ter seu desejo atendido numa simples música é sem dúvida nossa maior recompensa”, diz.
A terapia musical já acontece a quase dois anos e tem como objetivo principal alegrar os pacientes, uma vez que internados na UTI não tem acesso ao mundo exterior e com a pandemia as visitas ficaram restritas.
“Fazemos todo possível para mostrar a eles nosso carinho e empatia”, finaliza Viana.
Veja vídeo: