Criminosos usam diferentes técnicas para conseguir login de usuários da rede social e assim aplicar golpes nos seguidores.
Perder a conta do Instagram é uma dor de cabeça, especialmente para quem usa a rede social para divulgar seu trabalho ou fazer vendas. A clonagem de chips e o sequestro de perfil são algumas das estratégias que os criminosos usam para acessar as contas de usuários da plataforma e tentar aplicar golpes nos seguidores do perfil.
Veja a seguir como recuperar o acesso à conta:
Primeiro, verifique se há um email do Instagram na sua caixa de entrada. Se você recebeu um aviso do endereço [email protected] informando que seu endereço de email foi alterado, é possível desfazer a ação usando a opção reverter essa alteração na mensagem.
Caso outras informações além do email de registro tenham sido modificadas, como a senha da conta, e não foi possível reverter o endereço de email, solicite um link de login ou um código de segurança ao Instagram. Para isso, na tela de login, clique em “Esqueceu a senha?” para conseguir o acesso.
Na tela seguinte, clique na opção “Enviar link para logar”. Se você não conseguir recuperar sua senha com o link de login, é possível ainda solicitar o suporte da plataforma, clicando em “Precisa de mais ajuda?”.
Para recuperar a conta, será necessário um endereço de email seguro, diferente do usado anteriormente, ao qual somente você tenha acesso. Depois de enviar a solicitação, você receberá um email do Instagram com as próximas etapas.
Para manter sua conta segura, o Instagram recomenda que você acione a autenticação em dois fatores, que está disponível na guia Segurança do menu do aplicativo. Ao ativar a autenticação em dois fatores, você receberá um alerta toda vez que alguém tentar entrar na sua conta por um dispositivo ou um navegador da web não reconhecido. Você pode aprovar ou recusar na mesma hora a solicitação nos seus dispositivos conectados.
Na autenticação, você pode escolher receber o código de verificação pelo Whatsapp, mensagem de SMS ou por um aplicativo de autenticação, como o Duo Mobile ou o Google Authenticator. É importante lembrar que você nunca deve enviar esse código ou links de acesso por SMS ou WhatsApp. Outra dica importante é manter email e telefone atualizados em sua conta.