192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Homem anuncia venda de cartão de vacina em grupo de WhatsApp

Diante da exigência mais rigorosa do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para acessar estabelecimentos e eventos na Bahia, pessoas têm buscado burlar esta medida de combate à pandemia. Aproveitando o movimento de um grupo contrário à imunização, suspeitos têm fraudado e vendido o cartão de vacina digital.
Em um grupo de vendas da Bahia no WhatsApp, o crime é escancarado: em mensagens, a venda do comprovante para quem não tomou vacina contra o coronavírus é anunciada, do mesmo modo em que são divulgados outras propostas de comercialização.
“Cartão de vacina digital, colega faz, manda [em] 5 minutos”, diz o comunicado. “Quem não tomou a vacina”, direciona a mensagem, completando “show, bar”.
Na manhã desta segunda-feira (10), o governador Rui Costa (PT) disse que bares e restaurantes terão que exigir o comprovante de vacinação dos clientes na Bahia. A medida já era exigida em teatros, estádios e shows do estado.
O Metro1 entrou em contato com o autor das mensagens, que confirmou a venda do comprovante de vacina fraudado, mas indicou que ela seria realizada por um colega. A reportagem, então, pediu o número de telefone do vendedor, mas o participante do grupo não quis informá-lo.
Na França, país onde há um forte movimento anti-vacina, um caso drástico envolvendo o documento falsificado gerou uma grande repercussão no final do ano passado. Internada com a Covid-19, uma mulher não vacinada que comprou um certificado de vacinação falso morreu em Paris, após os médicos do hospital terem aplicado o protocolo de tratamento para pessoas que receberam as doses do imunizante, diferente do que seria indicado para pessoas sem vacina.
 


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias