Ícone do site Ecos da Noticia

Hemoacre começa a seguir novas regras para doadores infectados por covid-19

Quem foi infectado fica inapto para doação por dez dias após se recuperar da doença
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) começou a seguir as novas regras para doadores de sangue que estiveram infectados por covid-19. O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizaram as regras em nota técnica divulgada na última terça-feira, 25, afirmando que quem foi infectado fica inapto para doação por dez dias após se recuperar da doença. Anteriormente, o prazo era de 30 dias. A nova regra já está em vigor no Hemoacre.
Segundo Auridiane Freitas, enfermeira do Hemoacre, “nós começamos a nos adaptar à nota técnica 04/2022. Em relação aos doadores, com exame positivo para covid-19, eles podem doar sangue dez dias após o diagnóstico, desde que não apresentem sintomas, e aquele doador que testou positivo, mas é assintomático, também [pode doar sangue] dez dias após o diagnóstico; e aquele doador que teve contato direto com pessoas positivas ou suspeitas eles tem que aguardar sete dias para poder retornar a doação de sangue”.
Devido aos altos números no casos de covid-19, o Hemoacre testou seus funcionários, aqueles que deram positivo foram afastados, em decorrência disso o horário de funcionamento foi reduzido, atendendo agora das 7h às 13h. Nesta sábado, 27, o Centro estará fechado para uma limpeza geral do prédio.
“Apesar da situação, os doentes continuam nos hospitais, precisando do nosso trabalho e das doações de sangue. Venham até o Hemoacre, estamos aqui com toda segurança, com um atendimento humanizado. Aqui todos estão seguindo os protocolos: máscara, distanciamento, álcool em gel”, conclui a enfermeira.
Com informações de Márcio Souza


Sair da versão mobile