A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) abriu o calendário de matrículas para o ano letivo de 2022. O processo se iniciou no último dia 3, com a renovação de alunos que já estão na rede, e o prazo se encerra no dia 31 de março, com a confirmação e validação das transferências internas solicitadas de maneira online.
Para os alunos que já estão dentro da rede de ensino, a renovação de matrículas se encerra no dia 28, sexta-feira. Já a solicitação online de matrículas para alunos novos da educação básica, aqueles que ainda não estão na rede, inicia-se no dia 17, segunda, e se estende até o dia 28.
Esse também é o prazo para a solicitação de transferência interna para os alunos que já estão na rede, mas desejam pleitear uma vaga em escola diferente de onde se encontram matriculados atualmente.
Já o envio das listas dos alunos que serão encaminhados das escolas municipais para as estaduais e o envio das listas dos que serão encaminhados para outra escola dentro da própria rede estadual de ensino (aqueles que mudarão de modalidade, do ensino fundamental para o médio, por exemplo), deve ser feito entre os dias 21 e 25 de fevereiro.
A confirmação e a validação das matrículas dos alunos que foram encaminhados das escolas municipais para as estaduais e a confirmação e validação das matrículas dos alunos que foram encaminhados para as escolas da própria rede estadual devem ser feitas entre os dias 3 e 9 de março.
Já a confirmação e validação das matrículas dos alunos novos, que ainda não estão na rede e que foram solicitadas de forma online deve ser feita entre os dias 14 e 18 de março. Por outro lado, a confirmação e a validação das transferências internas solicitadas online devem ser feitas entre os dias 29 e 31 de março.
Vagas para todos
A partir do calendário de matrículas, o chefe do Departamento de Gestão de Redes da SEE, Aberson Carvalho, garante que há vagas para todos os alunos. Tanto para aqueles que estão estudando quanto aqueles que não estão na rede estadual, como os alunos que estão migrando das redes municipais, alunos de escolas particulares e até mesmo quem está vindo de outros estados.
“A SEE tranquiliza todos, temos vagas para todos os alunos, com um planejamento que universaliza o acesso. Muitas vezes não se atende no bairro em si, mas se pode atender na escola do bairro vizinho e, com o quantitativo de vagas oferecido, cobriremos toda a rede estadual e daremos conta de toda a demanda”, afirma o gestor.