Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Durante fiscalização, CRM-AC acha lixo hospitalar acumulado em Unidade de Saúde de Rio Branco desde dezembro do ano passado

Foto: Reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

Durante fiscalização, realizada pelo Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) nesta quinta-feira (6), foi encontrada uma grande quantidade de lixo hospitalar que estava acumulado dentro da Unidade de Saúde Básica (USB) Vitória, em Rio Branco. Essa foi a primeira vistoria do ano feita pelo CMR-AC.


Na fiscalização, de acordo com o CRM-AC, foi constatado que o lixo hospitalar não estava sendo coletado desde dezembro do ano passado devido a problemas no contrato com a empresa responsável pela coleta.


Ao g1, a assessoria da Prefeitura de Rio Branco informou que entrou em contato com a Secretaria de Saúde Municipal (Semsa) e que a pasta disse que a empresa responsável pela coleta deixou de fazer a retirada do lixo hospitalar e não informou à gestão, mas garantiu que já está tentando resolver a situação.


Ainda segundo o Conselho, a UBS não tem um local adequado para armazenar lixo hospitalar e o material estava acumulado dentro do expurgo – local usado para despejo de sangue, secreções e líquidos de procedimentos.


“A empresa que ganhou a licitação na gestão passada que coleta o lixo hospitalar de todas as unidades infelizmente vem falhando no serviço, principalmente agora durante o período das festas de fim de ano. Não se sabe se por motivos de escala, mas eles não deram nenhuma justificativa para a Secretaria Municipal de Saúde”, explicou a assessoria.


A prefeitura informou que, nesta sexta (7), eles vão procurar a Procuradoria Geral do Município para verificar judicialmente a situação e o que pode ser feito para que essa empresa se responsabilize pelo trabalho de recolhimento do lixo ou a possibilidade de romper com o contrato e licitar uma nova empresa.


“Enquanto isso, estão sendo adotadas medidas internas para coletar o lixo e não deixar do lado de fora da unidade. Está dentro da unidade para não ficar do lado de fora, pois é um material perigoso. Um caminhão, que vai ser enviado pela própria secretaria, vai passar e recolher o material para que seja depositado no local correto.”


Lixo hospitalar está sendo armazenado dentro do expurgo da USB — Foto: CRM-AC/Divulgação

Lixo hospitalar está sendo armazenado dentro do expurgo da USB — Foto: CRM-AC/Divulgação


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias