192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Cruzeiro do Sul reforça cuidados de prevenção e passa a exigir passaporte da vacina em órgãos municipais

Foto: Iryá Rodrigues/g1

Como medida de prevenção devido ao aumento dos casos de Covid-19 e circulação variante ômicron, a prefeitura de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, publicou um decreto que passa a exigir o comprovante de vacinação para acesso aos órgãos públicos do município.


O decreto 011/2022 foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (25) como medida adotada para prevenção da doença que teve seu quadro agravado no início de janeiro.


“A gente está preocupado com o avanço da doença e, pensando nisso, estamos tomando alguns cuidados com medida de restrição e por isso fizemos o decreto reforçando as medidas que já temos no estado, que é de uso máscara, álcool em gel e, agora, para apresentação da carteira para acessar os órgãos públicos. A gente precisa adotar estas medidas de forma que a doença não volte a crescer aqui em Cruzeiro do Sul que por enquanto ainda está controlado”, disse o prefeito Zequinha Lima.


A determinação leva em consideração que, mesmo a alta dos casos, a vacinação reduziu o número de óbitos e internações por causa da doença.


“Fica instituída a obrigatoriedade da exigência do comprovante de vacinação no âmbito da http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistração pública de Cruzeiro do Sul. A exigência abrange todas as secretarias, escolas, postos de saúde, centro http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrativo, centro de atendimento ao cidadão e demais órgãos ou instituições”, diz o decreto.


O documento diz que os secretários serão os responsáveis pelo controle de vacinação dos servidores vinculados às suas secretarias. Vai ser aceito o comprovante de imunização emitido por meio do Conect SUS ou a carteira entregue no momento da vacinação, devidamente verificada a veracidade e autenticidade.


O passaporte não será exigido dos servidores que, por razões médicas devidamente comprovadas por atestado, não puderem se vacinar.


Além disso, o decreto reforça que exigência do comprovante de vacinação não dispensa o cumprimento das outras medidas exigidas em protocolos sanitários, como o uso obrigatório de máscaras e a higienização frequente das mãos, além das demais medidas implementadas pelas autoridades de saúde local.


Além do decreto, o prefeito disse que uma reunião deve ocorrer nesta terça, com vários órgãos e entidades, quando vai ser apresentado um plano de ação que a saúde do município elaborou.


“Vamos anunciar as medidas para que a gente possa conter o avanço da doença aqui em Cruzeiro do Sul. Temos uma boa cobertura vacinal, cerca de 97% das pessoas do público-alvo foram vacinadas com a primeira dose, temos uma boa cobertura de 2ª dose, mas com 10 mil pessoas que precisam voltar para tomar e estamos fazendo busca ativa que é para tentar encontrar estas pessoas e indo nas casas delas para dar segurança a elas e seus familiares”, concluiu.


Covid-19 no Acre

Com a marca de 1.367 casos novos em 24 horas, o Acre registrou mais uma vez um grande número de pessoas infectadas, segundo dados são do boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) dessa segunda-feira (24). Assim, o número de infectados no estado subiu para 95.091. Nenhuma morte foi registrada, então, o número de vítimas fatais continua o mesmo, 1.857.


Ao todo, 24 exames estão à espera de análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). O número de altas é de 86.745.


No último sábado (22) o estado teve a triste marca de 1.529 casos novos em 24 horas e registrou um novo recorde. A explicação para o aumento é a chegada da variante Ômicron no estado.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias