Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Automedicação: conheça os riscos de tomar remédios sem acompanhamento médico; especialistas discutem uso de produtos naturais como substituição

Foto: Reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

De acordo com o 3º levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o uso de medicamentos está em 2º lugar no ranking de substâncias legais ou ilegais que causam dependência. A pandemia de Covid-19, pode inclusive ter agravado esse cenário. Um levantamento do Consulta Remédios aponta que houve um aumento de 113% na procura de medicamentos destinados à ansiedade, insônia e depressão.
Entre os medicamentos mais utilizados, está, por exemplo, “o Zolpidem, fármaco hipnótico, por vezes utilizado para tratar a insônia. O problema é que, medicamentos como o Zolpidem, possuem efeitos colaterais significativos como sonambulismo, prejuízo na memória e possível dependência,” alerta o médico psiquiatra Dr. Francis Silveira.
Ou seja, o seu uso sem acompanhamento médico traz graves riscos à saúde. “O uso de medicamentos deve ser quando o paciente já não responde por si mesmo e com acompanhamento para a retirada do medicamento quando for conveniente”, defende o doutor em neurociências com formação em neuropsicologia Prof. Dr. Fabiano de Abreu.


Fenômeno brasileiro

Para o neurocientista, deve-se ter um cuidado extra quando se fala de pacientes com histórico de abuso de drogas ou com doenças psiquiátricas. Além disso, Fabiano de Abreu acredita que a automedicação é um fenômeno cultural brasileiro. Por isso, considerando todos os riscos envolvendo a utilização desorientada de remédios tarja preta, o especialista reconhece que dar preferência a produtos naturais é uma alternativa mais segura para os brasileiros. “As opções primárias têm que ser pelo natural”, aconselha.
Ricardo Maia, proprietário da indústria de suplementos Life Natural, enxerga que já há uma tendência de mudança de comportamento na sociedade atual, na qual os remédios realmente são substituídos pelos produtos naturais. “Como já existem médicos indicando que, com o aumento no uso de ansiolíticos, muitas pessoas se tornaram viciadas, já há um grande aumento de procura de suplementos naturais de pessoas que tomavam tarja preta e estão fazendo o desmame”, relata.
Fonte: Bolavip Brasil


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias