Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Visitas em presídio de Cruzeiro do Sul são suspensas devido ao surto de gripe na unidade

Foto: Bruno Vinícius/Reprodução Rede Amazônica Acre
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

A http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistração do Complexo Penitenciário do Juruá, em Cruzeiro do Sul, emitiu comunicado nesta quinta-feira (30) informando que as visitas na unidade foram suspensas devido aos casos de gripe dentro da unidade.


Segundo o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), ao menos 121 presos foram atendidos com sintomas gripais. Cruzeiro do Sul, assim como Rio Branco, está sofrendo nos últimos dias com surto de gripe.


Na unidade, há 697 presos na Penitenciária Manoel Néri da Silva e 19 presas na Unidade Penitenciária Guimarães Lima, que é a ala feminina.


“Informamos que, devido ao aumento de casos de contaminação referente a síndrome gripal (influenza A), que vem acometendo todo o nosso estado, e visando a não proliferação do vírus dentro deste complexo penitenciário, além da preservação da saúde e o bem estar de todos os internos; e mediante orientação médica, comunicamos que as visitas familiares estão suspensas provisoriamente”, diz a nota enviada pela gestão.


Falta de vacina

Em meio a um surto de síndrome gripal e consequente aumento nos atendimentos em unidades hospitalares, o Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre informou que o estoque de vacina contra a Influenza acabou no estado. A informação foi confirmada ao g1 nesta quinta-feira (30) pela coordenadora Renata Quiles.


O surto de gripe influenza atinge o município de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. Somente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade o número de atendimentos de pessoas com síndrome gripal quase dobrou nos últimos dias.


Conforme a coordenadora regional de Saúde do Juruá, Tatiana Rodrigues, desde semana passada, a unidade de saúde tem atendido uma média de 250 pacientes por dia e antes disso, o número era de 130 atendimentos diários.


Presos estão sendo atendidos nas unidades  — Foto: Arquivo pessoal

Presos estão sendo atendidos nas unidades — Foto: Arquivo pessoal


Presídios

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) confirmou que foram atendidos, na unidade de saúde do Complexo Penitenciário de Rio Branco, até quarta-feira (29), 121 presos com sintomas gripais.


A http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistração diz que não tem como saber o número real de quantos presos estão gripados, mas 121 foram os que precisaram de atendimento. Ainda segundo a gestão, nenhum preso precisou ser encaminhado para a rede externa de saúde e todos foram atendidos e medicados dentro do complexo.


No início da semana chegou a faltar dipirona em comprimido, mas foi http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrada nos presos a medicação injetável.


O setor de saúde da unidade pediu reforço na medicação, que, segundo o Iapen, foi reposta ainda manhã desta quarta-feira (29). Chegaram ao presídio: dipirona; nimesulida; ibuprofeno e soro.


“A chefe do departamento da divisão de saúde, como o mês está encerrando, já fez dois pedidos extras de medicação que foram atendidos, além da medicação que a unidade recebe costumeiramente no mês”, destaca o Iapen.


As equipes de saúde passaram em todos os pavilhões e somente os casos mais graves foram levados à unidade de saúde do complexo. “O que é importante destacar é que há sim um surto, porque são muitos presos com sintomas gripais, mas a situação está sob controle”, garante o instituto.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias