Pesquisar
Close this search box.
23.1 digital master super banner pmrb rbo do futuro 2024 ezgif.com gif to avif converter (1)

Policia Civil cria Núcleo Especializado de Apoio a Investigação de Crimes Cibernéticos

A Policia Civil instituiu por meio da portaria de numero 16, da data de 07 de dezembro de 2021, o Núcleo de Especializado de Apoio a Investigação de Crimes Cibernéticos (NECIBER) que será coordenado pelo Departamento de Inteligência (DIPC).
O Núcleo funcionará no âmbito do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DIPC) onde dará apoio a todas as unidades de Policia Civil do Estado cabendo ao Diretor do DIPC a coordenação e operacionalização do Núcleo.
A portaria criando o NECIBER foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (9) e versa sobre crimes que caberá ao Núcleo investigar infrações penais praticadas por meio da rede mundial de computadores (internet), ou com a utilização de sistema de informática, bem como aquelas cometidas contra a propriedade intelectual e programas de computador.
De acordo com o Delegado-Geral de Policia Civil do Acre, Josemar Moreira Portes, a criação do Núcleo demonstra avanço no combate a crimes dessa natureza.
“O crime evolui e a Policia Judiciária está atenta a essa evolução e a criação desse núcleo se faz necessária para combater o crime de maneira célere e eficaz com equipe capacitada para identificar e responsabilizar os autores”, destacou Josemar Portes.
A Polícia Civil já vem trabalhando de forma preventiva abordando de maneira explicativa a forma que se deve proceder para que a população evite cair em golpes dessa natureza e com o aumento de crimes por meio da internet principalmente através de sites de compra e venda de objetos.
A vitima, poderá recorrer a qualquer unidade de Policia Civil e registrar um Boletim de Ocorrência (BO) como também pode fazer uso da Delegacia Virtual por meio do endereço eletrônico https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/ Esse boletim será remetido automaticamente ao Núcleo que dará ciência e inicio as investigações referentes ao crime.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
banner 970x250 (1)

Últimas Notícias