Em Rio Branco, Urap Vila Ivonete tem vacinação contra Covid e gripe até às 22h a partir desta segunda (20)

Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica Acre/Arquivo

Para ampliar o número de vacinados contra a Covid-19 e a gripe em Rio Branco, a Secretaria de Saúde Municipal (Semsa) estendeu o horário de atendimento da Urap Vila Ivonete, no bairro de mesmo nome, em Rio Branco, para às 22h a partir desta segunda-feira (20). Além da Urap, haverá vacinação até esse horário em vans instaladas no Novo Mercado Velho e na Praça Plácido de Castro.


As equipes fazem parte da megaoperação de imunização que conta com nove vans e mais de 120 profissionais atender a população da capital acreana. Vans circulam pela cidade levando todos os imunizantes do calendário vacinal, além de doses de vacina contra a Covid-19. O mutirão começou no último dia 14.


A ação faz parte de uma parceria entre o Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Programa Nacional de Imunização Estadual (PNI-AC) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Rio Branco.


“Estamos levando tanto nas vans quanto nas unidades de saúde. Temos ainda as equipes indo de casa em casa nos bairros. Estamos de segunda a segunda vacinando. A população parece que agora meio que despertou e a maioria das vacinas que estamos aplicando é da influenza”, destacou a secretária municipal de Saúde, Sheila Andrade.


Procura por vacina

Com o crescimento no número de casos de síndrome gripal, a secretária explicou que as equipes de saúde atendem, diariamente, até 1,2 mil com a dose contra Influenza. Dados da Vigilância de Influenza e outros Vírus Respiratórios da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) mostraram que o estado acreano registrou 11.044 casos de síndrome gripal entre janeiro e o dia 11 de dezembro deste ano.


O número é 17,6% maior dos casos confirmados no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 9.387 casos.


Já no último dia 16, a Prefeitura de Rio Branco fez um alerta para um possível surto de gripe com o avanço da doença no país. As equipes destacam que a melhor forma de se prevenir da doença é tomando a vacina.


A cobertura vacinal da capital acreana estava em menos de 50%. O percentual de cobertura de Rio Branco é de 90%.


“Estamos vacinando, em média, 1 mil a 1,2 mil pessoas por dia contra a Influenza. A procura está muito grande. Percebemos que, às vezes, na fila só tem gente para tomar essa vacina. Estamos com muitos casos da doença do tipo A”, frisou.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias