Com base em casos confirmados da variante Ômicron no Brasil, Comitê Covid coloca todas as cidades do AC na faixa amarela

Regional do Alto Acre, única que estava na bandeira verde, regrediu para a bandeira amarela. Regionais do Baixo Acre e Purus, e Juruá/Tarauacá-Envira permanecem no nível de atenção. Não há casos confirmados da variante Ômicron no Acre.
Com base em casos confirmados da variante Ômicron no Brasil, Comitê Covid coloca todos as cidades do AC na faixa amarela.
Em nova nota técnica, divulgada nesta sexta-feira (24), o Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 informou que a regional do Alto Acre, única que estava na bandeira verde (Nível de Cuidado), regrediu para a bandeira amarela (Nível de Atenção). Já as regionais do Baixo Acre e Purus, e Juruá/Tarauacá-Envira permaneceram na bandeira amarela.
Último boletim do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 foi divulgado no dia 10 de novembro. Na faixa amarela, há mudança de regra para o funcionamento dos setores e atividades comerciais e sociais, que passam a funcionar com lotação de 50% da capacidade de público.
De acordo com o comitê, as restrições que permanecem na faixa devem ser cumpridas além de mantidas as medidas sanitárias.
“Em virtude da regressão de Nível de Risco de duas regionais do Estado, atrelado a incrementos importantes nos indicadores da Pandemia para as três regionais, este Comitê mantém sua recomendação acerca da manutenção das medidas sanitárias já implementadas até o momento e propagadas pelas autoridades de saúde, a fim de se manter o cenário epidemiológico e assistencial estável.”, diz a nota.
Ainda de acordo com o boletim a medida foi tomada visando pontos importantes de resguardo à saúde da população considerando a instabilidade nas bases de dados do Ministério da Saúde, que acarreta subnotificação do número de casos da doença.
“Além da confirmação dos casos provocados pela variante Ômicron no Brasil, o não alcance dos níveis ideais preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na vacinação, mesmo com todos os esforços do Estado; além vários outros pontos elencados, como a dificuldade de monitoramento de todos os viajantes, proximidade das festas de fim de ano, e as interações na região de tríplice fronteira com aumento importante de casos”, diz o documento.
Regiões
Alto Acre: Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri – faixa amarela;
Baixo Acre e Purus: Acrelândia, Bujari, Capixaba, Jordão, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Senador Guiomard – faixa amarela;
Vale do Juruá e Tarauacá/Envira: Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves e Tarauacá – faixa amarela.
A avaliação do comitê leva em consideração sete fatores: índice de isolamento social; índice de notificações por síndrome gripal; índice de internação por síndrome gripal; índice de novos casos por síndrome gripal Covid-19; índice de óbitos por Covid-19; ocupação de leitos clínicos – Covid-19 e ocupação de UTIs Covid-19.
O boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre), desta sexta traz 14 novos casos de Covid. Em todo o Acre há 88.370 casos da doença confirmados e mortes 1.850 mortes pela doença.
Como funciona a fase amarela
Na fase amarela podem funcionar os seguintes estabelecimentos: Restaurantes, bares, pizzarias, sorveterias e outros estabelecimentos similares. Além de teatros, cinemas e apresentações culturais, como também evento religiosos com 50% da capacidade.
Lojas de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, comunicação, informática, áudio, vídeo e colchoarias podem continuar funcionando com todos os protocolos sanitários e aumentando a capacidade limitada de 50%, além de delivery e drive-thru.
A regra vale ainda para lojas de materiais de construção, empresas e obras do ramo da construção civil e demais estabelecimentos como olaria, cerâmicas, serraria, marcenarias e marmorarias.
Feiras livres, comércios de rua, ambulantes e outros também seguem abertos seguindo as orientações de segurança. Para hotéis, shoppings, salões de beleza e motéis a capacidade de funcionamento é a mesma.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias