Cidade do AC tem dois dias carnaval fora de época e organização vai exigir comprovante de vacinação contra Covid-19

Festa ocorre nesta sexta-feira (10) e sábado (11) na praça central de Xapuri, no interior do estado. No último dia 29 de novembro, governo do Acre liberou realização de eventos com mais de 100 pessoas nas faixas verde e amarela na pandemia.
Xapuri se prepara para dois dias de carnaval fora de época, no interior do Acre.
A cidade de Xapuri, no interior do Acre, vai ter dois dias de carnaval fora de época nesta sexta-feira (10) e sábado (11). A organização do carnaval informou que vai exigir a carteira de vacinação para a entrada no evento e também será obrigatório uso de máscara.
O prefeito da cidade, Bira Vasconcelos (PT), afirmou que o evento faz parte de projeto cultural aprovado pela Lei Aldir Blanc, e tinha que ser realizado até o dia 31 de dezembro para prestação de contas junto ao Ministério da Cultura. Segundo ele, a prefeitura cedeu o espaço de eventos, que é a praça central da cidade.
“Esse evento que vai acontecer é um evento da Lei Aldir Blanc, fui procurado por um empresário, que fez esse projeto para realizar dois dias de carnaval fora de época em Xapuri. Nós atendemos esse pedido em função de que não há nada que impeça legalmente. Sabemos que os casos de Covid voltaram a ocorrer, porém a bandeira ainda está verde e o que vamos exigir é a aplicação da lei com relação quantidade de público correto, uso de máscara e todas as medidas sanitárias”, informou o prefeito.
Nesta sexta, o carnaval começa às 22 horas e vai até as 2h, com apresentação de três bandas musicais e Djs. Já no sábado, o evento conta com duas bandas e Djs, das 22h às 3h. São esperados cerca de 5 mil pessoas nos dois dias.
“Tem que estar com a carteira de vacinação com as doses certinhas, uso de máscara, seguindo as exigências sanitárias. Na sexta, que é um dia mais fraco, acredito que cerca de 2 mil pessoas passem por lá e no sábado, no máximo, umas 3 mil na praça da cidade”, disse o empresário Jair de Lima Pacífico.
Atualmente, todas as três regionais do Acre – Alto Acre; Juruá; e Tarauacá/Envira – estão na bandeira verde (Nível de Cuidado), a menos restritiva do plano criado pelo estado para a retomada das atividades de forma gradual e segura.
E, no último dia 29 de novembro, o Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 atualizou o protocolo sanitário para eventos de entretenimento com grande público e também incluiu orientações aos estabelecimentos do setor. Com a flexibilização, eventos culturais, religiosos, shows artísticos, festivais e afins com público superior a 100 pessoas passaram a ser permitidos no Acre.
Cidade do Alto Acre emitiu alerta
Após o aumento de casos de contaminação pelo novo coronavírus na cidade boliviana de Pano, na fronteira com o Acre, o município de Brasileia, na região do Alto Acre, emitiu um alerta de risco epidemiológico com orientações para a população redobrar os cuidados.
Os dados apresentados pela Bolívia apontam um aumento de mais de 10 vezes no número de novos casos da doença, saindo de uma média de 9,2 casos por semana para 104.
O alerta emitido pela Secretaria Municipal de Saúde de Brasiléia leva em consideração que Cobija faz fronteira com cidades do Acre, onde há fluxo constante de pessoas para passeios e compras na região e também que a maioria dos estudantes da área de medicina das faculdades de Cobija é brasileira e mora em Brasiléia e Epitaciolândia.
Passaporte da vacina
Para entrada nos eventos com mais de 100 pessoas é obrigatório a apresentação da carteirinha de vacinação comprovando a imunização contra a Covid-19.
Pessoas acima de 12 anos só podem participar de atividades culturais, feiras, jogos esportivos e outros eventos se estiverem vacinadas contra a Covid-19. A obrigatoriedade também vale para os funcionários dos eventos e atividades culturais, sociais e esportivas.
O comprovante de vacinação não será exigido para menores de 12 anos de idade e nem para pessoas com atestado médico que comprove que não pode se vacinar. Nesse último caso, é preciso apresentar teste RT-PCR realizado nas últimas 48h, ou teste rápido feito nas últimas 24h.
Regras para grandes eventos
Conforme a nova resolução governamental, durante grandes eventos com mais de 100 pessoas é proibida entrada e permanência de participantes que apresentem sinais e sintomas de síndrome gripal.
Além disso, os organizadores devem orientar os participantes sobre o uso de máscara ao circular pelas áreas comuns, sobre a adoção do distanciamento social, e higienização frequente das mãos. Os banheiros, lavatórios e superfícies de áreas comuns também devem passar por higienização constante.
A nova regra também ressalta que os organizadores ou proprietários dos estabelecimentos onde ocorrem os eventos vão ser considerados corresponsáveis por eventual descumprimento das regras por parte dos convidados ou clientes.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias