Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

As pessoas com hipertensão podem ter direito ao benefício do INSS?

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

A hipertensão ou pressão alta tem sido um problema para muitos brasileiros, no entanto, ela não interfere na vida profissional da pessoa.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode liberar dois tipos de benefícios, um quando o trabalhador fica incapacitado temporariamente para o trabalho podendo ter acesso ao auxílio-doença. Já para quem fica incapacitado de forma definitiva, pode ter acesso ao Benefício de Incapacidade permanente (Aposentadoria por invalidez).
Auxílio-doença
O auxílio-doença é concedido pelo INSS ao trabalhador que temporariamente ficar incapacitado de exercer suas atividades laborais. Terá direito ao benefício quem se acidentar ou contrair uma doença que o afaste do trabalho por mais de 15 dias.
Enquanto estiver de licença no trabalho, o empregado continuará a receber um valor monetário mensalmente.
Aposentadoria por invalidez
Quando é constatado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que o trabalhador está incapacitado de forma definitiva, e que não pode exercer sua profissão ou outra atividade qualquer, terá direito a aposentadoria por invalidez.
Hipertensão
A hipertensão é preocupante por ser uma doença silenciosa que acomete a maioria da população mundial. A pressão alta, como é conhecida a hipertensão, pode levar a outras consequências graves na vida de uma pessoa como doenças cardiovasculares, acidentes vasculares e insuficiência renal.
A pressão arterial é responsável por empurrar o sangue bombeado pelo coração, pelas artérias, levando o suprimento necessário aos demais órgãos.
Tem como saber se a pessoa é hipertensa?
Como falamos anteriormente, não é fácil determinar que uma pessoa está hipertensa, já que a doença age de forma silenciosa, não apresentando sintomas graves.
Nos casos graves a pessoa pode ter um AVC (acidente vascular cerebral) ou até mesmo doenças cardíacas em maior grau. Por isso, o importante é sempre passar por uma avaliação médica. Atualmente, 60% da população é atingida pela hipertensão, segundo a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Entre essas pessoas, estão os idosos.
Hipertensão vai dar direito ao auxílio-doença?
Não é muito fácil conseguir o auxílio-doença devido a hipertensão, isso porque é um tipo de doença que não impede a pessoa de trabalhar.
Somente poderá ser concedido o benefício, se o segurado precisar passar por um tratamento específico durante um período e o INSS verificar que ele precisa se afastar da sua vida laboral por um determinado tempo. Sendo assim, será possível ter acesso ao auxílio-doença.
E a aposentadoria por invalidez?
Também neste caso, a hipertensão nem sempre dará direito a aposentadoria por invalidez, já que ela não impede a pessoa de trabalhar. No entanto, se a pessoa sofrer um AVC por causa da hipertensão, poderá ter acesso a aposentadoria por invalidez após passar por perícia médica pelo INSS.
Nesse caso, o trabalhador fica incapaz permanentemente de exercer suas funções de trabalho.
É importante deixar claro, que para o trabalhador garantir esse provento precisará se submeter a uma perícia médica do INSS.
Para agendar uma perícia médica basta acessar a internet marcar um horário pelo Portal Meu INSS ou ligar na central de atendimento 135.
 


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias