Em nota, a coordenação do curso de medicina da instituição disse que pelo menos 19 casos da doença foram confirmados e que evento realizado não era de responsabilidade da Ufac. Vigilância Epidemiológica de Rio Branco investiga surto.
As aulas presenciais do curso de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) foram suspensas por uma semana após um surto de casos de Covid-19 entre acadêmicos após participarem de uma festa, realizada no último fim de semana, em Rio Branco. Segundo a coordenação do curso, 19 alunos testaram positivo para a doença.
Em nota, a coordenação destacou que os casos não são graves e que nenhum estudante precisou ser internado para tratar a infecção. Conforme a coordenadora do curso, Fátima Fagundes, ‘tratou-se de evento não oficial, organizado pelos próprios alunos’. (Veja nota na íntegra abaixo)
O comunicado diz também que todos os alunos estão vacinados com as duas doses da vacina. Na sexta-feira (12), a coordenação fez testes em alguns alunos e o resultado foi negativo. Até este domingo (14), não há casos de Covid-19 confirmados em professores da universidade.
“Até o presente momento, não houve nenhum caso secundário relacionado às atividades educacionais e/ou assistenciais do curso, demonstrando a efetividade de todos os cuidados e protocolos de biossegurança adotados no retorno gradual de algumas atividades de ensino presenciais na instituição”, afirma.
A nota explica ainda que as aulas presenciais irão retornar quando for finalizada a testagem dos alunos e professores do curdo de medicina. “Estamos também procurando conscientizar a comunidade acadêmica do fato de que a pandemia ainda persiste entre nós, e da responsabilidade que possuímos, enquanto promotores da saúde e da ciência no Estado do Acre”, detalha.
Vigilância investiga
O surto de casos de Covid-19 entre os acadêmicos é investigado e acompanhado pela Vigilância Epidemiológica de Rio Branco. Ao g1, a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Socorro Martins, explicou que se reuniu com a coordenação do curso neste domingo (14) e solicitou uma lista com o número de alunos e professores que participaram do evento.
Além disso, a vigilância pediu ainda o número atualizado de alunos que testaram positivo para fazer a confirmação com o dado obtido pela saúde. “Estamos pegando a lista e monitorando todos. Mandei o número que eu tinha, acredito que eram 15, para atualizarem com o número que eles têm e juntar com os meus [dados]”, complementou.
A coordenadora preferiu não divulgar o número de casos suspeitos da doença após a festa até obter os números da coordenação do curso. Socorro confirmou que nesse sábado (13) disponibilizou cinco unidades de saúde para atender esse público com testes.
“Pedi a relação de todos que estavam na festa porque todos são suspeitos. Não sei a quantidade total, e nem quantos alunos foram fazer o teste. Talvez na segunda [15] tenha um número fidedigno”, concluiu.
Covid no Acre
O Acre registrou nesse sábado (13) dez novos casos de Covid-19 e segue sem registro de mortes pela doença há 18 dias, segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). O número de infectados chegou a 88.104 e o de mortos permanece 1.845. O último registro de morte ocorreu no dia 26 de outubro.
Em todo estado, há 10 pacientes internados nos hospitais de referência, sendo 8 com resultado positivo para a doença.
O Acre tem 11 exames de RT-PCR à espera de análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Desde o início da pandemia, 86.121 pessoas receberam alta.
Nota da coordenação de medicina
A coordenação do Curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) esclarece a toda comunidade que tem ciência a respeito do surto de Covid-19, ocorrido em relação a uma festa promovida pelos discentes do curso.
Tratou-se de evento não oficial, organizado pelos próprios alunos. Foram identificados 19 casos entre os alunos, nenhum caso grave e não há, até esse momento, ninguém hospitalizado. Todos os discentes estão com seu ciclo vacinal completo, ou seja, vacinados com duas doses. Ontem, 12, testamos boa parte do nosso corpo discente, com resultados negativos.
Até o presente momento, não houve nenhum caso secundário relacionado às atividades educacionais e/ou assistenciais do curso, demonstrando a efetividade de todos os cuidados e protocolos de biossegurança adotados no retorno gradual de algumas atividades de ensino presenciais na instituição.
As atividades presenciais foram interrompidas por uma semana, até que finalizemos a testagem de todo o curso.
Estamos também procurando conscientizar a comunidade acadêmica do fato de que a pandemia ainda persiste entre nós, e da responsabilidade que possuímos, enquanto promotores da saúde e da ciência no Estado do Acre.
Fátima Fagundes
Coordenadora do Curso de Medicina da Ufac