Um projeto de lei pretende batizar com o nome de Marília Mendonça duas rodovias de Goiás. A iniciativa tem o objetivo de homenagear a cantora, que morreu na queda de um avião no início deste mês em Minas Gerais. Até esta terça-feira (23), o documento segue em análise.
O projeto de lei prevê que os trechos da GO-020, que liga Goiânia a Cristianópolis, e GO-330, que liga Cristianópolis a Catalão, se tornem a ‘Rodovia Marília Mendonça’.
A homenagem foi proposta pelos deputados estaduais Bruno Peixoto (MDB) e Lissauer Vieira (PSB), atual presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Eles decidiram renomear rodovias que passam por Cristianópolis, cidade a 90km de Goiânia, porque é a cidade em que a cantora nasceu.
Como justificativa, os políticos exaltaram as conquistas de Marília, tanto na música quanto em atos de filantropia.
“Esse projeto é uma forma de homenagear e manter viva a memória dessa artista que trouxe grande visibilidade para o nosso estado. Sem dúvidas, um justo e merecido reconhecimento”, comentou o deputado Lissauer Vieira.
O projeto segue em análise pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Se aprovado, deve passar por votação em plenário. Depois, ainda precisa ser sancionado pelo governo.
Homenagens à cantora
Esta não é a primeira proposta feita em homenagem à cantora. O vereador de Goiânia Marlon Teixeira (Cidadania) já apresentou um projeto para trocar o nome da Avenida Castelo Branco para Avenida Marília Mendonça, em Goiânia.
Além deste, o hospital onde Marília Mendonça nasceu também deve receber nome da cantora. Atualmente, a unidade se chama Hospital Municipal de Cristianópolis e, assim que o projeto for aprovado, vai se chamar Hospital Municipal Marília Mendonça.
Em Trindade, na Região Metropolitana da capital, artistas de Goiás e outros quatro estados pintaram um mural em homenagem às cantoras Marília Mendonça, Maiara e Maraisa.
Acidente e enterro
Marília Mendonça morreu no dia 5 de novembro deste ano em um acidente de avião, em Caratinga (MG). Além dela, outras quatro pessoas também estavam na aeronave e faleceram.
Os corpos dela e do tio, Abicieli Silveira Dias Filho, que também era seu assessor, foram velados no Ginásio Goiânia Arena, em Goiânia. Centenas de carros de fãs e vários ônibus de duplas sertanejas seguiram o cortejo até o Cemitério Parque Memorial.
Marília Mendonça nasceu em Cristianópolis em 22 de julho de 1995. Entre os seus grandes sucessos, que a colocaram como uma das cantoras mais ouvidas do país, estão “Infiel”, “De quem é a culpa?” e “Eu sei de cor”.