Nervosismo, pressão, ansiedade, essas três palavras fazem parte da vida de quem estuda e se prepara durante todo o ano para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pensando nisso, os primos Adriele Queiroz e Mailson Queiroz, que são católicos e participam de um grupo de orações universitário, resolveram levar, neste domingo (21), primeiro dia de provas do exame, palavras de conforto para deixar os estudantes mais seguros e calmos.
Eles dois e outros integrantes do grupo estão com cartazes e distribuindo pequenos panfletos pelos pontos de provas do Enem em Rio Branco com palavras de conforto e esperança aos candidatos.
Com a frase: “Jesus fez por mim, e também pode fazer por você”, eles levam um pouco de amor ao próximo. Adriele cursa medicina em uma faculdade particular da capital acreana e Mailson faz medicina veterinária na Universidade Federal do Acre (Ufac). Os dois sabem bem da dificuldade que é ingressar em uma universidade e das preocupações e medos que os jovens têm nesse momento, então, resolveram acordar cedo e ir aos locais de provas.
“A gente sabe que é um momento difícil, já passamos por isso. A gente queria motivar os jovens e dizer que vocês não estão sozinhos, que o Espírito Santo vai conduzir vocês. Deus nos conduz, a gente queria só dizer que esse amor de Deus ultrapassa limites e vocês vão conseguir”, fala Adriele.
Mailson diz que já passou por isso e também transmite pensamentos positivos e palavras motivacionais. Ele afirma que isso pode deixar os estudantes mais calmos e confiantes.
“Somos universitários, sabemos o que é isso, então, ouvir uma palavra é bom. A família gera uma certa pressão, tem a questão do futuro que está na frente, às vezes ouvir uma palavra de tranquilidade nos tranquiliza, nos acalma.”
O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 acontece neste domingo (21). Como o Acre tem fuso horário diferente, é preciso estar atento ao horário de abertura e fechamento dos portões.
Principais horários do Enem 2021 no Acre:
21 de novembro – 1º dia
- Abertura dos portões: 10h
- Fechamento dos portões: 11h
- Início das provas: 11h30
- Saída sem caderno de questões: 13h30
- Término das provas no 1º dia: 17h
28 de novembro – 2º dia
- Abertura dos portões: 10h
- Fechamento dos portões: 11h
- Início das provas: 11h30
- Saída sem caderno de questões: 13h30
- Saída com caderno de questões: 16h
- Término das provas 2º dia: 16h30
Mais de 18,3 mil candidatos devem fazer as provas do Enem 2021 neste domingo (21). Diferentemente de 2020, as versões impressa e digital serão aplicadas nas mesmas datas. O segundo dia de aplicação de provas será no próximo domingo (28).
O Enem digital é exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo essa etapa em 2021. No Acre, 17 cidades aplicam a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e a redação neste primeiro dia para os candidatos.
Inicialmente tinham se inscrito para o exame 18.375 pessoas no Acre, conforme os dados divulgados em julho deste ano. Porém, um novo prazo foi aberto, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para os candidatos que tiveram isenção do pagamento em 2020, mas faltaram nas provas e não justificaram ausência. E, nesta nova etapa, mais 1.961 inscrições foram concluídas, que devem fazer as provas só em janeiro.
Além disso, o estado teve 470 inscritos na modalidade para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021.
Candidatos que se inscreveram depois, as provas para esse público vão ser aplicadas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesmo dia que os adultos privados de liberdade e jovens cumprindo medida socioeducativa que inclui privação de liberdade (Enem PPL) vão fazer o teste.
No ano passado, do total de 41.841 inscritos, mais de 40,6 mil optaram pelas provas impressas e mais de 1,1 mil pela versão digital das provas. Em 2020, em meio à pandemia, o Acre registrou abstenção recorde. De acordo com balanço, 54,8% dos inscritos no estado deixaram de comparecer aos locais de aplicação, espalhados por 17 municípios.
Frota de ônibus
A frota de ônibus em Rio Branco vai ser reforçada nos dois domingos em que ocorrem as provas do Enem. Ao todo, vão ser 54 ônibus circulando na capital acreana para atender a demanda dos candidatos, um reforço de 24 carros.
Aos domingos a frota de ônibus na capital acreana é reduzida e funciona com a média de 30 a 35 ônibus, mas, para atender as demandas dos participantes do Enem, a RBTrans vai aumentar os coletivos nas ruas.
O que levar e o que não levar no dia da prova?
De acordo com o edital do Enem, os itens obrigatórios e permitidos no dia do exame são:
Documento original com foto: RG, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros e refugiados, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), entre outros. Não é válido a apresentação de carteirinha de estudante, crachá ou cópia mesmo autenticada de documento original.
- Álcool em gel
- Máscara
- Cartão de confirmação de inscrição
- Caneta preta
- Lanche
Já os itens abaixo não são permitidos e alguns podem até resultar na eliminação do candidato:
- Telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos – estes devem ser mantidos desligados e devidamente guardados no envelope porta-objetos. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
- Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
- Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
- Bebidas alcoólicas e/ou drogas ilícitas.
Cronograma
- Provas: 21 e 28 de novembro
- 21 de novembro: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias
- 28 de novembro: ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias
- Enem para isentos em 2020 e PLL: 9 e 16 de janeiro de 2022.
- Gabarito: 2 de dezembro
- Cartão da Inscrição (novos inscritos e PPL): Após o dia 06 de dezembro
- Aplicação das Provas (novos inscritos e PPL): 09 e 16 de janeiro
- Gabarito: 20 de janeiro