Mais um caso de tentativa de fraude na aquisição de diploma de médico foi registrado no Acre. Um homem de 34 anos foi denunciado à Polícia Federal (PF-AC) pelo Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) por apresentar um diploma falso de graduação tirado na Bolívia para tirar o registro profissional.
O crime foi denunciado para a polícia nessa segunda-feira (29) e divulgado pelo CRM-AC nesta terça (30). O suspeito apresentou um diploma da Universidade Técnica Privada Cosmos, na Bolívia, mas o setor de registros do conselho descobriu que não houve emissão do documento ao referido estudante.
O CRM-AC divulgou que o suspeito apresentou a documentação, incluindo uma apostila de revalidação da Universidade Estadual do Maranhão, no mês de outubro para tentar retirar o registro profissional de médico.
Durante a avaliação e investigação da documentação apresentada, a equipe do CRM-AC descobriu que apostila de revalidação era verdadeira, mas o diploma era falso.
O conselho descobriu, inclusive, que o nome do falso médico aparece na lista do 18º ciclo do Programa Mais Médicos e ele aguarda uma vaga para atuar.
Além da PF-AC, o CRM-AC também denunciou o suspeito ao Conselho Federal de Medicina.
Mulher apresentou documento falso
No último dia 4, uma mulher de 38 anos também foi denunciada para a Polícia Federal após tentar tirar o registro do CRM-AC usando documento do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) falso. O caso ocorreu no dia 10 de novembro.
O CRM informou que a mulher é de Minas Gerais e apresentou solicitação de inscrição primária. Ao fazer checagem tanto na universidade onde a suspeita se formou, na Bolívia, e na instituição de onde constava a revalidação, no Ceará, foi constatado que se tratava de documento de revalida falso.
Em dois meses, esse foi o terceiro caso de tentativa de fraude para tirar o registro no estado, denunciado pelo CRM. Em setembro, um homem também apresentou documento falso de revalida.