Educação de Rio Branco amplia percentual de alunos que voltam às aulas presenciais na 2ª fase de retomada

A segunda fase de retomada das atividades presenciais na rede municipal de ensino de Rio Branco começou na segunda-feira (8) e a Secretaria de Educação decidiu ampliar o percentual de alunos que voltam às aulas.


As aulas presenciais nas escolas da capital voltaram no dia 18 de outubro para um terço dos alunos do 5º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino fundamental de 30 escolas, depois de um ano e sete meses com atividades suspensas, devido à pandemia de Covid-19.


A ampliação do percentual de retomada chegou a ser recomendada pelo Ministério Público do Acre (MP-AC), após tomar conhecimento de que o número de alunos e de turmas estava aquém do permitido pelo decreto governamental que regulamentou o retorno das aulas em meio à pandemia.


Após quase um mês desde que as aulas presenciais foram retomadas é que o Conselho Municipal de Educação aprovou o plano de retorno da Secretaria Municipal de Educação. O documento foi publicado na edição desta quarta-feira (10) do Diário Oficial do Estado (DOE), após aprovação em colegiado no último dia 28 de outubro.


O MP-AC também pediu celeridade na elaboração do plano de retomada e contingência, incluindo protocolos sanitários, autodeclaração de conformidade e sanitária e termo de compromisso por parte da Educação municipal.


O plano publicado nesta quarta traz protocolos sanitários, orientações sobre quantidade de alunos e servidores nas salas de aula, nos espaços interiores e exteriores e ressalta a importância de respeitar o distanciamento físico. Além da higienização e desinfeção dos espaços, equipamentos e utensílios, manter circulação de ar nas salas, com portas e janelas abertas.


Também determina o afastamento imediato de funcionários e alunos que se enquadram no grupo de risco, e comunicação de casos suspeitos de Covi-19. Além do uso obrigatório de máscara, intercalar os horários de entrada, saída e intervalos, disponibilização de EPIs e materiais de limpeza.


Ampliação da retomada na 2ª fase

  • 8 de novembro

Inicialmente, a Educação informou que retornariam às aulas presenciais um terço dos alunos do 3º e 4º ano do ensino fundamental. Com a mudança, o percentual foi para 50% de retomada desses alunos.


  • 16 de novembro

Para esse dia, também estava previsto inicialmente o retorno de um terço dos alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental. Mas, conforme novo cronograma, o percentual passou para 50%.


  • 22 de novembro

No primeiro cronograma previa que um terço das crianças da pré-escola I e creche voltariam ao presencial, mas agora o percentual também foi ampliado para 50%.


Esses alunos são de 40 instituições educativas (exclusivas de educação infantil), 12 escolas de ensino fundamental que possuem turmas de pré-I, oito espaços alternativos que possuem turmas de Pré-I e 14 creches.


3ª fase também foi ampliada

20 de dezembro


No cronograma inicial, para essa data era previsto a retomada de 50% dos alunos e crianças em todas as instituições educativas da rede municipal. Mas, o novo documento ampliou esse percentual para 75%.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias