Acre não tem registros de casos da nova variante ômicron, diz Saúde

A Secretaria da Saúde do Acre confirmou neste sábado (27) que não há registro de casos da nova variante ômicron no estado até o momento.


O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde informou que o Estado é informado sobre a entrada de pessoas vindas da África e que aguarda a nota técnica e informe do Ministério Saúde, que deve ser emitido na próxima semana, com orientações sobre protocolos.


“Se aparecer algum [caso] suspeito a gente comunica ao Lacen (Laboratório Central), é feita a coleta da amostra e enviada para o Instituto Evandro Chagas, para fazer o sequenciamento genético, que é o padrão para todas as outras amostras. A gente ainda não recebeu nenhum tipo de nota informativa do Ministério da Saúde para fazer algum tipo de procedimento diferente”, informou o coordenador do Centro, Marcos Malveira.


A B.1.1.529, agora chamada de variante ômicron, preocupa pois tem 50 mutações — algo nunca visto antes —, sendo mais de 30 na proteína S (spike) – a “chave” que o vírus usa para entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19. A confirmação de variantes ocorre por meio de sequenciamento genético.


O Brasil vai fechar as fronteiras aéreas para passageiros vindos de seis países do Sul da África a partir da próxima segunda-feira (29).


Para evitar o contágio, é recomendável usar máscara, higienizar as mãos (com água e sabão ou álcool em gel), além da vacinação contra Covid-19.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias