Um pescador bateu o recorde mundial ao fisgar um “salmão gigante” em um rio do norte da Rússia, segundo a Associação Internacional de Pesca Esportiva (IGFA, na sigla em inglês).
O jovem Konstantin Sherbovich pescou o espécime de 1 metro de comprimento do Salmo salar, também conhecido como salmão-do-Atlântico, no rio Khokanta, na região de Murmansk.
Mas não foi fácil, e ele precisou lutar com o animal por mais de 20 minutos até conseguir tirá-lo da água para fazer o registro. Como é adepto da pesca esportiva, o peixe foi devolvido após a medição.
A organização reconheceu o recorde apenas no fim de setembro, mas o animal foi fisgado em 11 de julho, durante o verão nesta região bastante fria do Círculo Polar Ártico.
Este já é o sexto recorde internacional de Sherbovich reconhecido pela IGFA. O russo já havia registrado outros feitos no rio Volga e nas Ilhas Seychelles.
O salmão-do-Atlântico vive no Atlântico Norte e anualmente migra pelos rios da Europa – a partir de Portugal e Espanha – para desovar no Mar de Barents (no Ártico).
Na Rússia, o peixe é encontrado também nos lagos da Península de Kola. Na Europa, é bastante comum na Noruega, Suécia e Finlândia – mas ele não chega a ter mais de 75 centímetros.
Fonte: G1