Ícone do site Ecos da Noticia

Mais de 300 mil pessoas a partir de 12 anos faltam receber a 2ª dose da vacina contra a Covid no AC

Foto: Reprodução

Mais de 300 mil pessoas acima dos 12 anos ainda não voltaram para completar o esquema vacinal contra a Covid-19 no Acre, segundo dados do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre.


O levantamento aponta que do total de 681.886 pessoas que devem ser imunizadas no Acre, 363.631 receberam a segunda dose da vacina ou a dose única; outras 304.579  ainda não voltaram para tomar a segunda dose da vacina. Com isso, a cobertura vacinal de 2ª dose está em 53,33%.


Já com relação à primeira dose, os dados mostram que 549.442 pessoas com idade a partir dos 12 anos foram imunizadas, o que representa uma cobertura de 80,58%.


Cobertura vacinal nas cidades do Acre

Cobertura vacinal contra a Covid-19 no Acre — Foto: Arquivo/PNI-AC

Cobertura vacinal contra a Covid-19 no Acre — Foto: Arquivo/PNI-AC


Cobertura preocupante

A gerente do núcleo do PNI no Acre, Renata Quiles, afirmou que o estado ficou alguns dias sem conseguir monitorar o avanço das coberturas vacinais por conta de uma manutenção no sistema de informações do Ministério da Saúde. Segundo ela, foram suprimidos relatórios “primordiais” para este acompanhamento.


“É uma surpresa encontrar números tão baixos após dias de realização de ações que favorecessem o acesso da população à vacinação contra Covid19. Estamos há um dia de completar 10 meses de campanha de vacinação contra Covid e não termos alcançado os 90% de cobertura vacinal de 1ª e 2ª dose é extremamente preocupante, já que a população está equivocadamente entendendo que a pandemia acabou”, disse a gerente.


A falsa sensação de segurança de que não é mais necessário manter os cuidados sanitários, segundo Renata, trará novas preocupações futuras como, por exemplo, novas variantes e novas ondas de infecção. Isso porque, nem a doença e nem a vacina produzem proteção definitiva.


“Já precisamos nos acostumar que, para vencer este vírus, serão necessárias campanhas anuais de vacinação e a população precisa responder em todas elas.”


Dose de reforço

O PNI também divulgou os números de vacinas aplicadas como dose de reforço aos idosos com 60 anos ou mais e também aos profissionais da saúde.


Do total de 71.147 pessoas que devem tomar essa dose de reforço, somente 5.866 receberam o imunizante. Além desse público, pouco mais de 1,2 mil pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidos) também receberam essa dose.


Sair da versão mobile