EUA falam em pacto regional pela Amazônia, mas não citam o Brasil

Na coletiva de imprensa, o secretário chegou a ser indagado sobre o que pensava das críticas ao desempenho do presidente brasileiro Jair Bolsonaro na gestão do meio ambiente.

O secretário de Estado americano, Antony Blinken (foto), anunciou um “pacto regional para evitar o desmatamento na Amazônia” . A declaração foi dada nesta semana durante a primeira visita de Blinken à América do Sul, quando ele passou pela Colômbia e pelo Equador.
Apesar de o Brasil representar 60% de toda a área da Amazônia, Blinken não fez referência ao país. Na coletiva de imprensa, o secretário chegou a ser indagado sobre o que pensava das críticas ao desempenho do presidente brasileiro Jair Bolsonaro na gestão do meio ambiente. Mas o americano se recusou a dar uma resposta.
Os Estados Unidos optaram por tomar distância. Em vez de visitar o Brasil, Blinken preferiu elogiar os esforços dos governantes vizinhos. Só o que o governo brasileiro conseguiu na semana passada foi um telefonema do secretário de Estado para o ministro de Relações Exteriores, Carlos França. Segundo o Itamaraty, os dois não falaram sobre a visita à região.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Últimas Notícias