Ícone do site Ecos da Noticia

Dois avisos do Instituto Nacional de Meteorologia alertam para chuvas de até 100 milímetros no Acre

Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) deu dois avisos de alerta para o Acre com relação às chuvas nos próximos dias. O primeiro alerta de chuva forte foi dado vale de 12h58 desta terça-feira (19) e se estende até às 10h de quarta-feira (20).


As chuvas podem chegar a 100 milímetros o dia. Além disso, ventos intensos podem chegar a 60 km/h ou 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.


O segundo aviso, com alerta de perigo potencial foi dado na manhã desta terça e segue até às 10h de quarta-feira. Já neste alerta, o volume de chuvas deve chegar a 50 milímetros por dia.


Há ainda Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.


Os dois avisos englobam as cidades do Vale do Acre, que abrange Sena Madureira, Rio Branco e Brasileia.


Ao g1, nesta terça-feira, o meteorologista Alejandro Fonseca diz que a Amazônia tem suas particularidades no que diz respeito à biodiversidade com ambiente natural de floresta tropical rico pelos seus serviços ambientais. Dentre eles, o ciclo das chuvas.


Por isso, na região, são claramente as duas estações características e por isso são denominadas de inverno – época das chuvas intensas – e verão – quando as chuvas se tornam escassas.


Fonseca acrescenta que, em outubro, as chuvas ainda são esparsas e, aos poucos se tornam mais frequentes e volumosas. Tanto que o volume de chuva esperado para outubro, – de 150 milímetros – já começou a aumentar em relação a setembro, que teve expectativa de 100 milímetros, mas ficou abaixo do esperado.


Sair da versão mobile