As manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) , programadas para ocorrer no sábado (02), estão confirmadas em 16 países e, ao menos, 251 cidades no Brasil. Segundo informações dos organizadores do evento, o coletivo “Campanha Nacional Fora Bolsonaro”, a expectativa é de que esta seja a maios manifestação contrária ao governo federal neste ano. As informações são do portal Uol.
Ao todo, 21 partidos políticos confirmaram presença no ato deste sábado. Siglas como PT, PSOL, PSB, PSD, PSDB, PV, PSL, UP, PCB, PSTU, PCO, PCdoB, PDT, PL, Rede, Podemos, Cidadania, Solidariedade e Novo estarão nas ruas para posicionar-se de maneira contrária ao governo federal.
Nem mesmo o episódio de agressão de apoiadores do Partido da Causa Operária (PCO) a militantes do PSDB foi o suficiente para inibir a presença dos tucanos na manifestação.
Fernando Alfredo, presidente do diretório municipal do PSDB em São Paulo, explica que o partido foi a “todos os outros atos. A nossa posição foi participar de todos os atos a favor da vida e da democracia, contra esse governo genocida do Bolsonaro”.
Já Raimundo Bonfim, um dos líderes do ato, explica que a “programação deixa evidente como a mobilização cresceu e ganhou uma proporção nacional. Ou tiramos o presidente do cargo ou continuaremos vendo aumentarem o desemprego, a fome e a miséria. A crise só piora com os desmandos de Bolsonaro e sua família”.
Em São Paulo, a concentração ocorrerá na Avenida Paulista às 13h, em frente ao MASP – Museu de Arte de São Paulo. Entre os políticos confirmados, estão o ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad (PT); Ciro Gomes (PDT) e Guilherme Boulos (PSOL). Há a perpectiva de que outras lideranças subam no palanque e realizem um discurso aos manifestantes.
Saiba onde ocorrerão os atos em todas as capitais do Brasil
- Aracaju (SE) – Bar da Draga, Coroa do Meio/Aju – 14h30
- Belém (PA) – Mercado de São Brás – 8h
- Belo Horizonte (MG) – Praça da Liberdade – 15h30
- Boa Vista (RR) – Centro Cívico – 9h
- Brasília (DF) – Museu Nacional – 15h30
- Campo Grande (MS) – Praça do Rádio – 9h
- Cuiabá (MT) – Praça Alencastro – 15h
- Curitiba (PR) – Praça Santos Andrade UFPR – 16h
- Florianópolis (SC) – Largo da Alfândega – 14h
- Fortaleza (CE) – Praça da Bandeira – 8h
- Goiânia (GO) – Praça do Trabalhador – 8h
- João Pessoa (PB) – Liceu Paraibano e Praça da Independência – 9h
- Macapá (AP) – Praça da Bandeira – 16h
- Maceió (AL) – Praça Centenário – 9h
- Manaus (AM) – Praça da Saudade – 15h
- Natal (RN) – Midway – 15h
- Palmas (TO) – Avenida JK – 8h30
- Porto Alegre (RS) – Largo Glênio Peres – 14h
- Porto Velho (RO) – Praça das 3 Caixas D’Água – 15h
- Recife (PE) – Praça do Derby – 10h
- Rio Branco (AC) – Gameleira – 16h
- Rio de Janeiro (RJ) – Candelária até Cinelândia – 10h
- Salvador (BA) – Campo Grande – 9h
- São Luís (MA) – Praça Deodoro – 8h
- Teresina (PI) – Praça Rio Branco – 9h
- Vitória (ES) – UFES – 14h