Saúde diz que casos aumentaram na cidade e investiga o que pode estar causando. Na UPA, 80% dos casos registrados é de diarreia e vômito.
Cruzeiro do Sul entra em alerta por causa de número de pessoas com diarreia e vômito
Cruzeiro do Sul vem registrando nas últimas semanas um aumento no número de casos de pessoas com diarreia. Na unidade de pronto-atendimento da cidade (UPA), atualmente 80% dos atendimentos são de pessoas com diarreia e vômito. Nas últimas duas semanas, a unidade registrou uma média diária de 115 pessoas atendidas com o problema.
“Já é observado um aumento bem significativo da procura desses pacientes com diarreia, vômito e é importante que procure sempre uma unidade básica de saúde ou a UPA para que tenha esse atendimento e orientação médica”, orienta a gerente de assistência à saúde da UPA, Elane Furtado.
Diante do número de casos, o município entrou em situação de alerta máximo. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da cidade, Rafaela Oliveira, diz que os casos têm preocupado a Saúde municipal.
“Estamos vivenciado um período que é de alerta com aumento dos casos de diarreia, que vem subindo desde a semana 29, estamos na 35 epidemiológica, sendo que na 32 tivemos um aumento significativo do número de casos, na 33 tivemos uma diminuída, mas continuamos subindo e isso coloca o município em alerta máximo para os casos de diarreia”, destaca.
Para tentar conter o avanço da doença, todas as unidades básicas de saúde estão com uma programação voltada para o tema. Palestras levando informações referentes aos cuidados e prevenção estão sendo feitas nas unidades.
Mais de 100 casos de diarreia têm sido registrados diariamente — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
Mais de 100 casos de diarreia têm sido registrados diariamente.
Iria Matos, coordenador de unidade básica de saúde, diz que tem dado orientações para que as pessoas evitem desenvolver o problema.
“A secretaria já está tomando as devidas providências; colhendo amostra de água para ver se é virose ou se é período sazonal com casos mais elevados. Estamos tomando a devida providência e conscientizando nosso usuário da atenção básica, hidratar as crianças, uso do soro caseiro para que hidratem as crianças”, destaca.
A médica Carina Herculano diz que a situação precisa ser vista com muita atenção, porque os sintomas acabam causando uma desidratação rápida.
“Realmente nosso município está em alerta máximo devido ao surto de virose. Ela é muito preocupante para crianças e idosos porque vem acompanhada de náuseas, vômitos e diarreia, o que causa uma desidratação rápido. Por isso, sempre falo que quando começam os sintomas, é preciso iniciar a hidratação. Para prevenir tem várias maneiras, como lavar as mãos toda vez que for ingerir as mãos, lavar frutas e verduras para poder ingerir. E cuidado com a água também, que deve ser potável.