Em uma eleição considerada tranquila, a cidade de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, elegeu sete subprefeitos nesse domingo (13) por meio de voto popular. A votação ocorreu de 8h às 17h, em várias sessões eleitorais.
A subcomissões atuaram em 21 pontos de votação. Ao todo, mais de 6,5 mil pessoas votaram no processo de eleição dos subprefeitos.
A função de subprefeito existe desde 2016, criada por uma lei que regulamentou as vilas e criou a função e todo rito que determina o trabalho, segundo informou o presidente da comissão especial eleitoral, Levi Bezerra.
“Após a votação já foi efetuada a apuração. Como são comunidades mais distantes, eles levam as demandas para conhecimento do poder público e assim representam suas comunidades e possuem uma lei própria”, explicou.
Veja lista dos eleitos:
- Lagoinha – João Paulo Reis (832 votos)
- Santa Luzia – José Francisco Campos (684 votos)
- Liberdade – Quedma Oliveira (386 votos)
- São Pedro – Aldemir Rocha (263)
- Santa Rosa – Maurício da Silva(499 votos)
- Assis Brasil – Manoel Maciel (289 votos)
- Pentecostes – Francisco Liberman (246 votos)
Bezerra disse que a posse deve ocorrer com a homologação que deve ser feita pela prefeitura por meio de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).
O subprefeito precisa ser morador da comunidade, ter disponibilidade para o cumprimento de carga horária integral com dedicação exclusiva.