Ícone do site Ecos da Noticia

Saúde do Acre inicia aplicação da dose de reforço da vacina contra Covid-19 em mutirão para idosos de 70 anos

A Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre) começou a aplicar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para idosos com mais de 70 anos e pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidos) nesta terça-feira (7) no mutirão que ocorre na Biblioteca Pública Estadual, em Rio Branco.


A informação foi confirmada pela secretária de Saúde Paula Mariano, em entrevista à Rede Amazônica nesta terça. A Sesacre informou que na quinta-feira (9) vai ser liberada após pactuação em Comissão Intergestores Bipartite do estado (CIB) para aplicação da terceira dose nos municípios.


“Hoje, a gente está aqui fazendo a primeira dose, segunda dose e a dose de reforço para idosos a partir de 70 anos . Então, estamos aqui até às 17h esperando por vocês porque só a vacina pode livrar a gente do que estamos passando, vejam os números que estão caindo, casos e óbitos e isso é por causa da vacina”, disse a secretária.


Ministério da Saúde tinha anunciado no final de agosto que a dose seria oferecida no Brasil a partir de setembro, mas a saúde do estado ainda não tinha confirmado quando começaria a ser aplicada, sendo informado apenas nesta terça.


“Estamos na biblioteca com a vacinação da Independência, então a gente pede a população que venha se vacinar. Essa é nossa independência contra esse vírus”, acrescentou.


Conforme o ministério, as vacinas usadas na dose de reforço devem ser preferencialmente Pfizer, mas também poderão ser utilizadas as vacinas da AstraZeneca e Janssen. Nesta terça, a saúde confirmou que está sendo aplicada a Pfizer no reforço.


A dose de reforço é indicada para os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses. No caso dos imunossuprimidos, eles devem esperar 28 dias após a segunda dose.


Os pacientes “imunossuprimidos” incluem, por exemplo, pessoas com câncer, pessoas vivendo com HIV, transplantados e outros com o sistema imune fragilizado, o que deixa o paciente mais suscetíveis a infecções.


Mutirão ocorre nesta terça-feira (7), em Rio Branco — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Mutirão ocorre nesta terça-feira (7), em Rio Branco — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre


Sair da versão mobile