As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021 começaram nesta segunda-feira (6) e seguem até o dia 17.
No Acre, os presídios estão oferecendo 400 vagas para os interessados em fazer as provas. Os familiares podem solicitar a inscrição do preso na Divisão do Polo Moveleiro, em Rio Branco.
Os documentos exigidos na inscrição são a cópia do RG e número do CPF. As provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular.
A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistração prisional e socioeducativa de cada estado.
Margarete da Frota Santos, chefe da Divisão de Educação Prisional do Acre, explica que o preso que for fazer a prova recebe acompanhamento da unidade.
“Após as inscrições , ofertamos livros para estudarem. Em algumas unidades, os presos participam de projetos de leitura nos quais são orientados em produção textual. O que tem por finalidade também prepará-los para a participação em exames como o Enem e o Encceja [Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos]”, diz.
Ela afirma também que as aulas dentro das unidades foram mantidas, mesmo durante a pandemia, mantendo o formato híbrido.
“Parte da carga horária na sala de aula e parte com material didático com roteiro de orientação de estudos a serem realizado nas celas”, pontua.
A aplicação das provas ocorre entre os dias 11 e 12 de janeiro de 2022 dentro dos presídios.