Ícone do site Ecos da Noticia

Energia solar é alternativa para independência energética. Problema são os custos

 A maior crise hídrica nos últimos 90 anos, ameaça todos as regiões do País, notadamente o Sudeste e o Sul, mas também apresenta reflexo em todos os estados. 
A falta de chuvas, à acentuada vazão das fontes hídricas e o baixo volume nos reservatórios das hidrelétricas, vem provocando a maior crise energética dos últimos anos e, em seu bojo, traz reajustes sistemáticos insuportáveis para a imensa maioria dos brasileiros.
As usinas hidrelétricas, representam 42% da matriz energética brasileira e sem chuvas, o nível das águas fica mais baixo e em cadeia os custos da energia aumentam.
 O QUE PODE SER FEITO PARA AMENIZAR A CRISE.
 A modo tosco e na contra mão do grave momento econômico, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque acredita que para conter a escassez, é necessário novo reajuste na tarifa da bandeira vermelha.
De novo, apenas uma “premiação” para consumidores que conseguirem economizar energia elétrica.
O ministro ressalta, no entanto, que tal reajuste não significa uma punição para quem consome mais e sim, um prêmio para quem consome. Pelo menos descarta por enquanto, a possibilidade de racionamento. 
Em termos paroquiais, o vice-presidente do Conselho regional de Engenharia e Agronomia do Acre (Crea-AC), engenheiro Edilailson Pimentel, destaca a importância da energia solar fotovoltaica como alternativa aos que sonham em   conquistar independência energética, pagando menos e dispondo de mais energia.
Segundo ele, energia fotovoltaica, produzida a partir de luz solar, pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. “Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida”, afirmou. 
Segundo Edilailson, a energia solar fotovoltaica é considerada uma fonte de energia alternativa, renovável, limpa e sustentável.
Os benefícios da energia solar são inquestionáveis, não se perdendo dizer o mesmo sobre custos, inacessível para a classe trabalhadora. 
Para poder ser utilizada em residências, comércios e indústria, é necessário converter a corrente elétrica alternada gerada em corrente contínua, que é a corrente de baixa tensão. O inversor solar é o equipamento responsável por essa conversão, transformando a corrente elétrica e deixando-a pronta para uso no local. A geração de energia fotovoltaica há muito tempo é vista como uma tecnologia de energia limpa e sustentável, que se baseia na fonte renovável de energia mais abundante e amplamente disponível no planeta.
Em resumo, alternativa existe em se tratado de novas fones de produção seja para competir com a falta de águas nas fontes hídricas ou termoelétricas. A problema são os custos das placas solares, demais equipamentos, instalação e manutenção. E para não deixar duvidas quanto a falta de sensibilidade o governo estuda a criação de impostos para se aventurar em procurar alternativas não convencionais.


Sair da versão mobile