Com apenas 4 meses de funcionamento a Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Cruzeiro do Sul (COOPSUL) já despertou a atenção de outros municípios do Acre e do Amazonas, que tem procurado os http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistradores para levar o serviço também a outras cidades.
O serviço da cooperativa tem se destacado em Cruzeiro do Sul, principalmente na coleta de resíduos domésticos que iam parar no aterro sanitário da cidade. Esses quatro meses em que a cooperativa está funcionando na cidade, já foram recolhidos bastantes resíduos, principalmente plásticos, sacolas, de supermercados, papelão e outros tipos de materiais que são embalados e enviados para indústrias de fora do Acre para passar por esse processo de reciclagem e reaproveitamento.
O processo de recolhimento e embalagem de material reciclável é feito por 21 pessoas que trabalham na cooperativa e devido a demanda que vem aumentando, o empreendimento está com um galpão no Bairro Formoso e um Ecoponto no centro da cidade.
O coordenador Eltimar Sombra diz que o trabalho já superou as expectativas. “O nosso resultado aqui é além do que a gente esperava. A gente fez a divulgação para a população de Cruzeiro do Sul e as pessoas estão vindo deixar a coleta e isso tem facilitado o nosso trabalho”.
A cooperativa trabalha na coleta de vários tipos de resíduos, que vai desde ferro velho, pneus, alumínios, plásticos, papel e papelão e nesses quatro meses já exportou mais de 500 toneladas de material. “Juntando ferro, papelão, papel e plástico, no mês de julho mandamos seis carretas em média de 500 toneladas de material, reciclagem que antes ia para o lixão”.