cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Com mais de 1.700 casos atendidos, Patrulha Maria da Penha lançará programa “Patrulha Itinerante”

Será lançado nesta quarta-feira, 15, o programa “Patrulha Itinerante”, a ação realizada pela Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio da Patrulha Maria da Penha, irá realizar visitas aos bairros com maior incidência de crimes de violência doméstica e familiar para prestar apoio às vítimas e oferecer orientações. Um ônibus, encaminhado pelo Ministério da Justiça, será a base para que os profissionais possam ter o contato em campo com a população.
De acordo com a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Tenente-coronel Alexsandra Rocha, o projeto é um serviço que monitora as mulheres vítimas de violência doméstica que solicitaram medidas protetivas no Estado.
“A Patrulha Maria da Penha trabalha na fiscalização de medida protetiva. A mulher vítima de violência, vai na Delegacia da Mulher, solicita uma medida e a DEAM encaminha para a Vara de Violência Doméstica Familiar, no Tribunal de Justiça. Quando essa medida sai é encaminhada para o malote da patrulha, imprimimos e abrimos uma pasta. A partir de então passamos a realizar visitas periódicas e, dependendo do caso, duas vezes por semana ou por mês”, diz Rocha.
Ainda segundo a Tenente-coronel, também são realizadas campanhas em vários pontos da cidade como o Terminal Urbano, Supermercados, Farmácias, onde são distribuídos panfletos que abordam os tipos de violência e contém o número da rede de proteção que pode amparar as vítimas.
“O ônibus unidade móvel da Patrulha Maria da Penha irá percorrer os bairros com maiores índices de violência doméstica e familiar, bem como a zona rural e os municípios do Estado do Acre. Será composto por uma equipe multiprofissional com psicólogos e advogados com o objetivo de fazer o acolhimento e orientação das mulheres em situação de violência. Vamos para as comunidades com intuito de fazer o diálogo e ouvir as mulheres”, explica a coordenadora.
A oficial ressalta ainda que este mês a Patrulha Maria da Penha completa dois anos de existência e em comemoração será lançado o ônibus para ações itinerantes. Atualmente, 450 casos estão sendo acompanhados pela equipe.
Com informações da Assessoria PMAC.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias