Acre se mantém como estado com menor taxa de ocupação de UTI Covid, aponta Fiocruz

O Acre se manteve com a menor taxa de ocupação de leitos de UTI Covid do Brasil e segue fora da zona de alerta. O dado consta no Boletim Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), publicado nessa sexta-feira (17).


O estudo avaliou o número de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) ocupados na última segunda-feira (13), quando o estado acreano estava com 9% dos leitos de UTI Covid ocupados.


Porém, neste sábado (18), dos 70 leitos disponíveis na rede SUS em todo o Acre, três estão ocupados. Com isso, a taxa de ocupação dos leitos está ainda menor, com 4%. São 50 leitos em Rio Branco e 20 em Cruzeiro do Sul.


Ainda conforme o estudo, apenas os estados de Roraima e Rio de Janeiro estão na zona de zona de alerta intermediário, ou seja, com taxas de ocupação superiores a 60%.


Queda nos casos e óbitos

Os números de casos e de óbitos no Acre por Covid-19 seguem em tendência de redução.


Segundo o boletim, houve uma redução de 6,8% ao dia na última Semana Epidemiológica no número de casos. Já com relação ao número de mortes, a queda foi de 10%.


No caso do Brasil, os casos e óbitos pela doença sofreram a maior queda desde o início de 2021. São 12 semanas consecutivas de diminuição do número de mortes, com redução de 3,8% ao dia na última Semana Epidemiológica.


O total de casos também apresenta tendência de redução em todo país, mas com oscilações ao longo das últimas 12 semanas. Foi registrada uma média de 15,9 mil casos e 460 óbitos diários no período de 5 a 11 de setembro.


Pandemia e vacinação no Acre

O Acre registra um total de 87.925 infectados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, segundo último boletim divulgado pela Sesacre. Ao todo, 1.817 pessoas morreram em decorrência da doença. O estado tem 85.935 pessoas curadas da doença desde o início da pandemia.


De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre já recebeu 1.015.363 doses de vacinas e foram aplicadas 742.731 doses na população até essa sexta (17). Dessas, 501.767 foram de primeira dose, 234.973 de segunda e 11.983 pessoas receberam a dose única.


Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias