Voluntários entregam água e ração para animais de rua que ficam em praça pública de Cruzeiro do Sul

Voluntários e equipes do Centro de Zoonoses de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, entregaram ração e água para animais de rua, nessa sexta-feira (6), que ficam na praça de alimentação da cidade. A ação faz parte de um projeto que visa conseguir um abrigo e retirar esses animais da rua.


Voluntários e equipes do Centro de Zoonoses de Cruzeiro do Sul deixaram ração e água para animais — Foto: Reprodução


As equipes deixaram vasos com ração e água em um local mais afastado da praça. Mesmo assim, a voluntária Aline Brito disse que alguns acabaram retornando para a praça. Por isso, Aline disse que é importante encontrar um local para instalar esses animais.


“A ação, por enquanto é tentar tirar os animais da praça e depois colocar em outro local. Vamos tomar as providências para colocá-los em outro canto, tirando da praça. Queremos incentivar a população a não alimentar esses animais porque já aconteceu de o animal brigar, por instinto mesmo, e quebrar algumas coisas das pessoas”, complementou.


Ainda segundo Aline, cerca de 30 animais, entre gatos e cães, chegam a ficar na praça de alimentação. “O grupo do Zoo Pet está ajudando o Centro de Zoonoses do município. Estamos primeiro instruindo as pessoas a não alimentarem esses animais, porqueque estamos deixando comida para eles”, frisou.


Animais costumam ser alimentados na praça de alimentação da cidade — Foto: Arquivo pessoal

Animais costumam ser alimentados na praça de alimentação da cidade — Foto: Arquivo pessoal


O coordenador do Centro de Zooneses de Cruzeiro do Sul, Paulo Vasconcelos, explicou a Unidade de Vigilância de Zoonoses da cidade não funciona como abrigo, mas sim como controle de doenças transmitidas pelos animais. Segundo ele, é necessário um abrigo aberto para receber esses animais.


“Nosso espaço não suporta, é fechado e o abrigo precisa ser aberto. Nosso centro é totalmente fechado, os animais precisam de espaço para pegar sol. Estamos buscando, temos feito um trabalho de castração para fazer o controle desses animais. Essa é uma situação que vem ao longo dos anos, algumas gestões deixaram de fazer esse trabalho e hoje tem muitos animais na rua”, complementou.


Vasconcelos falou também que as equipes vacinam e castram cães e gatos achados na rua. “Temos ainda outra demanda que é com animais feridos e machucados”, concluiu.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias