A Regional Alto Acre foi reclassificada para a bandeira verde, de cuidado, nesta segunda-feira (9) na avaliação do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19. Já as regionais Baixo Acre e
Purus e Juruá e Tarauacá/Envira permanecem na faixa amarela, que é de atenção.
As medidas são válidas para os próximos 15 dias. Os dados da avaliação são feitos entre as duas últimas semanas epidemiológicas, entre 18 e 31 julho desse ano.
Com a mudança, os estabelecimentos comerciais e outros setores dos municípios do Alto Acre podem funcionar com lotação de 80% da capacidade de público. As cidades que estão na faixa amarela só podem atender com 50%.
Na última avaliação, divulgada pelo governo no dia 23 de julho, o comitê manteve todos os municípios do Acre na faixa amarela.
Informe técnico
O governo divulgou um informe técnico detalhando a avaliação de cada regional do estado. A Regional do Alto Acre, que avançou de bandeira, obteve nota 4 após ter 54% na ocupação de leitos clínicos Covid-19 e 8% nos leitos de UTI Covid.
A Regional do Baixo Acre e Purus ficou com nota 6. Segundo a avaliação, a regional teve aumento de 16% na ocupação de leitos clínicos Covid-19
A Região do Juruá e Tarauacá/Envira teve nota 10. No período avaliado, o índice de novas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aumentou em 55% e a ocupação de leitos clínicos Covid-19.
Regiões
- Alto Acre: Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri – faixa verde;
- Baixo Acre e Purus: Acrelândia, Bujari, Capixaba, Jordão, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Senador Guiomard – faixa amarela;
- Vale do Juruá e Tarauacá/Envira: Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves e Tarauacá – faixa amarela.
A avaliação do comitê leva em consideração sete fatores: índice de isolamento social; índice de notificações por síndrome gripal; índice de internação por síndrome gripal; índice de novos casos por síndrome gripal Covid-19; índice de óbitos por Covid-19; ocupação de leitos clínicos – Covid-19 e ocupação de UTIs Covid-19.
Como funcionam as fases amarela e verde
Nas fases amarela e verde podem funcionar os seguintes estabelecimentos: restaurantes, bares, pizzarias, sorveterias e outros estabelecimentos similares. Além de teatros, cinemas e apresentações culturais, como também eventos religiosos. A única diferença é que onde estiver vigente a fase amarela, a capacidade é de 50%, já na verde, o número aumenta para 80%.
Lojas de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, comunicação, informática, áudio, vídeo e colchoarias podem continuar funcionando com todos os protocolos sanitários e aumentando a capacidade limitada de 50% e 80% para bandeiras amarela e verde respectivamente, além de delivery e drive-thru.
O aumento da capacidade também é válido para lojas de materiais de construção, empresas e obras do ramo da construção civil e demais estabelecimentos como olaria, cerâmicas, serraria, marcenarias e marmorarias.
Feiras livres, comércios de rua, ambulantes e outros também seguem abertos seguindo as orientações de segurança. Para hotéis, shoppings, salões de beleza e motéis a capacidade de funcionamento é a mesma.