Pelo segundo fim de semana seguido, a casa noturna Maison Borges, em Rio Branco, foi palco de aglomeração e desrespeito às regras sanitárias de combate à proliferação do coronavírus. Desta vez, a festa no sábado (21) reuniu centenas de pessoas em uma rave.
Rio Branco atualmente está na bandeira amarela, estipulada pelo Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, que estabelece que as festas ocorram apenas com 50% da capacidade. Em vídeos que circulam pelas redes sociais, é possível ver que não houve respeito ao distanciamento social e nem às regras sanitárias, entre elas, o uso de máscaras.
Além disso, a Polícia Militar registrou várias reclamações no local e um boletim foi registrado. A Secretaria de Segurança informou que recebeu a denúncia e que vai tomar as medidas cabíveis.
Um dos donos da casa noturna, Athos Borges, disse que a o local foi alugado para uma festa eletrônica na área externa, que tem capacidade para 6 mil pessoas e, de acordo com os organizadores, apenas duas mil pessoas estiveram no local.
Sobre o desrespeito às medidas sanitárias como o distanciamento e uso de máscara, Borges alega que seria de responsabilidade dos organizadores. A Rede Amazônica não conseguiu contato com os organizadores.
A Polícia Militar informou também que houve registro de brigas dentro do local. O dono da casa noturna esteve no batalhão para assinar um termo de conduta e não vai mais poder alugar o local para esse tipo de festa.
Os responsáveis pela festa serão ouvidos na terça-feira (23) e podem perder a licença para a realização deste tipo de evento. Esse cancelamento pode ser de até um ano.
Variante delta
Após confirmar a internação de um idoso de 84 anos, com suspeita da variante Delta do coronavírus, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) confirmou neste domingo (22), que o resultado de mais 12 amostras foram sugestivos para a variante.
O paciente foi internado no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC) com suspeita da variante na semana passada, após testar positivo por exame de RT-PCR para Covid-19. Ele é recém-chegado do Rio de Janeiro e está internado com sintomas de febre, tosse seca, hipóxia, dor torácica e dispneia, e encontra-se em isolamento.
Além do idoso, a Sesacre informou que está em análise um outro paciente que teve contato com ele. Conforme os dados da Sesacre, de 67 amostras, 13 são sugestivas para variante Delta; 27 não são sugestivas; e 29 serão reavaliadas.