Ícone do site Ecos da Noticia

Mais de 65,7 mil pessoas acima de 18 anos ainda não tomaram a 1ª dose da vacina contra Covid em Rio Branco

Um balanço da Secretaria de Saúde de Rio Branco mostra que 65.750 pessoas acima dos 12 anos ainda não procuraram as unidades de saúde para tomar a primeira dose da vacina contra Covid-19. Além disso, outros 7,5 mil estão com a segunda dose atrasada.


A capital acreana começou a vacinar os adolescentes a partir dos 12 anos no dia 12 de agosto. Nos pontos de vacinação contra a Covid-19, em Rio Branco, as pessoas formam filas pra se vacinar contra a doença, mas, apesar da busca pela imunização ser grande, o número de pessoas que ainda não se vacinaram na capital permanece alto.


Cirley Lobato, infectologista, alerta que a eficácia da vacina só é válida quando tomada a segunda dose.


“Então eu só tenho essa proteção completa com as duas doses da vacina. A eficácia das vacinas é diferente de uma para outra, porém o mais importante e a redução de número de casos graves, a redução no número de óbitos é observador em um percentual bom em todas as vacinas”, destaca.


Ela fala ainda dos riscos de tomar apenas uma dose da vacina e de não se vacinar contra a doença.


“Se eu tomo apenas uma dose, estou colocando em risco a minha vida e estou tendo aquela falsa sensação de proteção, mas saibam que a primeira dose da vacina não dá a proteção que você precisa. É essencial, importantíssimo, que você complete seu esquema vacinal. Então, você que já tomou uma dose e passou o tempo de tomar segunda dose, procure uma unidade de saúde, procure o local onde estão realizando a vacina e faça a segunda dose”, orienta.


A especialista diz ainda que é necessário estratégias para alcançar o maior número de pessoas, uma que ela cita é a chama busca ativa, que vai até a casa das pessoas.


“Eu acho que algumas estratégias são importantes para buscar essas pessoas faltantes, como por exemplo a divulgação, massificar essas informações na mídia, fazer busca ativa desses pacientes na residência, acho que é um papel muito importante dos agentes de saúde que está buscando na sua área, fazendo a busca ativa desses pacientes que não retornaram para fazer segunda”, pontua.


Sair da versão mobile