Um novo edital de Polícia Civil está confirmado e será divulgado ainda em 2021. O concurso PC AC foi anunciado pelo governador e deve sair durante o segundo semestre.
O anúncio de novos concursos foi feito pelo próprio governador Gladson Cameli, que confirmou o prazo de setembro para a publicação dos editais.
Além da Polícia Civil, o chefe do executivo confirmou novos editais para o Corpo de Bombeiros Militar, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e o Instituto Socioeducativo (ISE).
Embora o edital já tenha previsão de publicação, ainda não se sabe quantas vagas serão ofertadas, tampouco o quantitativo de vagas. A Polícia Civil ainda não se manifestou oficialmente.
Oferta de vagas vai depender da necessidade, diz Gladson
Recentemente, o governador disse, em coletiva à imprensa, que o quantitativo de dos novos concursos vagas será decidido mediante a necessidade de profissionais de cada instituição do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp).
“O fortalecimento da Segurança Pública é um compromisso meu e tenho buscado colocar em prática desde o início da gestão. Já conseguimos avançar no combate à criminalidade e tenho certeza de que seguiremos neste mesmo propósito. Gostaria de deixar claro que esses concursos públicos, assim como a convocação do cadastro de reserva da PM, fazem parte dos nossos esforços de equilibrar as contas públicas e não colocar em risco a folha de pagamento dos servidores públicos”, declarou Gladson.
Além dos novos concursos, Cameli confirmou o chamamento de parte dos aprovados, no cadastro de reserva, na seleção da Polícia Militar.
Último concurso PC AC foi realizado em 2017
O último concurso PC AC ofereceu 250 vagas de nível superior e teve edital publicado em março de 2017. Do total, 18 foram para delegado de Polícia Civil, 36 para escrivão, 176 para agente da Polícia Civil e 20 para auxiliar de necropsia.
Além da escolaridade, era preciso ter, no mínimo, três anos de atividade jurídica ou policial. Os profissionais contratados tinham ganhos iniciais de R$15.378 (delegado) e de R$3.007,78 (demais cargos).
Quais foram as etapas de seleção?
Como de praxe, os concorrentes a uma vaga na PC AC foram avaliados por diversas etapas. Na primeira fase, foram realizadas as provas objetivas, discursivas e de títulos.
Para os cargos de agente de Polícia Civil, auxiliar de Necropsia e escrivão, os exames contaram com 80 questões das seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa (10);
- Noções de Informática (5);
- Raciocínio Lógico (5);
- Noções de Direito Administrativo (10);
- Noções de Direito Constitucional (10);
- Noções de Direito Penal (10);
- Noções de Direito Processual Penal (10);
- Legislação de Direito Penal e Processual Pena Especial (10);
- e Noções de Medicina Legal (10).
Já no caso do delegado de Polícia Civil, os candidatos contaram com 100 questões de:
- Língua Portuguesa (5);
- Raciocínio Lógico (5);
- Noções de Informática (5);
- Direito Administrativo (10);
- Direito Civil (5);
- Direito Constitucional/Direitos Humanos (10);
- Direito Penal (2);
- Direito Processual Penal (20);
- Medicina Legal (5); e
- Legislação Penal e Processual (15).
Na etapa da prova discursiva, os concorrentes precisaram elaborar uma peça processual de representação. Já o cargo de delegado de Polícia Civil e os demais cargos, houve uma redação de texto dissertativo.
Todas as avaliações foram em maio de 2017, inclusive a entrega dos documentos para a análise de títulos. Os candidatos ainda contaram com outras etapas, sendo elas: prova de aptidão física; exame psicotécnico; prova prática de digitação (apenas para o cargo de escrivão); e exame médico e toxicológico.
Depois dessas fases, houve, ainda, uma investigação criminal e social e curso de formação, organizado pela Secretaria de Estado da Gestão Administrativa (Sepc).