Com 50% do público de forma presencial, Novenário de Nossa Senhora da Glória começa em Cruzeiro do Sul

Novenário de Nossa Senhora da Glória reúne fiéis em Cruzeiro do Sul

Ainda com algumas restrições devido à pandemia, os primeiros devotos começaram a chegar às 16 horas dessa quinta-feira (5) para não perder espaço dentro da Catedral. Foi assim a abertura do Novenário de Nossa Senhora da Glória, padroeira de Cruzeiro do Sul, tradicional evento religioso que ocorre há 103 anos na cidade acreana.


Aos 84 anos, a aposentada Nair Bussões chegou três horas antes do início da missa para garantir lugar dentro da Catedral, que tem capacidade para mais de mil pessoas mas, devido à pandemia, apenas 500 fiéis podem entrar para assistir missas presencialmente por causa da pandemia. “Estou muito feliz, meu sonho era vir, aí eu vim.”


Para os devotos, o novenário em homenagem à Nossa Senhora da Glória é o momento de renovação da fé e agradecimento pelas bênçãos da vida. Como é o caso da dona de casa Lúcia Oliveira, que pela segunda vez faz tratamento contra o câncer.


“Sei que por mais que eu passe por muitos problemas, porque um câncer é uma coisa que você sofre mesmo, eu me agarro muito a Deus e à Nossa Senhora. Consigo fazer as quimioterapias sem sentir nada, porque sou uma pessoa de muita fé e sou dedicada à minha fé.”


Como todos os anos, foi realizado o hasteamento das bandeiras do Brasil, Acre, Cruzeiro do Sul e da Padroeira. A solenidade aconteceu na parte interna da igreja. O governador do estado, Gladson Cameli, e do prefeito da cidade, Zequinha Lima, estiveram presentes. Para encerrar a programação de abertura, os fiéis puderam assistir, presencialmente ou pela internet, uma apresentação da bando do 61º BIS.


Aos 84 anos, a idosa Nair Bussões chegou cedo para garantir um lugar dentro da igreja  — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Aos 84 anos, a idosa Nair Bussões chegou cedo para garantir um lugar dentro da igreja


Programação

A festa religiosa ocorre entre os dias 5 e 15 de agosto. As novenas serão realizadas três vezes ao dia, o encerramento, ao invés da tradicional procissão, pela segunda vez será realizada uma carreata.


Don Flávio Giovenale, bispo de Cruzeiro do Sul, diz que vai haver três novenas para evitar aglomeração de fiéis.


“Para evitar aglomeração com concentração só na parte da noite, resolvemos fazer três novenas para dar chance ao povo do interior que vem para participar. Então, durante a amanhã, será às 9 horas, a tarde, às 15 horas, e a noite, às 18h30, após a missa.”


Dentre as atividades que fazem parte da programação do Novenário, está um dia especial para homenagear as vítimas da Covid-19.


Em 2020, o Novenário contou com missas on-line e, assim como também vai ocorrer este ano, a procissão foi substituída por uma carreata.


Por causa da pandemia, dos mil lugares que são disponibilizados dentro da Catedral, apenas 500 podem ser ocupados  — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Por causa da pandemia, dos mil lugares que são disponibilizados dentro da Catedral, apenas 500 podem ser ocupados


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias